Daniela Albuquerque
Por Daniela Albuquerque

O Gestor Ambiental nas Organizações

A demanda por profissionais da área ambiental vem crescendo continuamente na última década impulsionada pelo avanço de leis e normas que regem a conduta das organizações. A tendência é que a busca por esses profissionais continue crescendo.


O papel do gestor ambiental na empresa é cuidar da parte ambiental da empresa administrando os diferentes recursos, analisando os processos que precisam ser implementados e as consequências dessas ações para todas as partes interessadas de forma que as leis e normas sejam seguidas.

As atribuições do gestor ambiental são variadas. É ele quem implementa e gerencia o sistema de gestão ambiental, gerencia os resíduos, controla os insumos, elabora projetos de manutenção e recuperação de áreas degradas, treinamento dos funcionários entre tantas outras atividades relacionadas.

O gestor ambiental deve ter capacidade de negociação para atuar em situação de conflitos. Pois toda vez que falamos em meio ambiente estamos falando de uma situação que todos tem direito. Devendo levar em conta além da área física da empresa, incluindo também os colaboradores, acionistas, clientes, concorrentes, a comunidade e ONG´s.

É muito importante também que ele seja o elo entre os diversos setores da empresa, pois a visão sistêmica desse profissional pode auxiliar na resolução de problemas. É esperado que esse tipo de profissional tenha uma visão do todo, promovendo e incitando os outros funcionários a cuidar do meio ambiente e a resolverem os problemas em conjunto e em prol da melhoria contínua.

 

Daniela Albuquerque

Daniela Albuquerque

Sócia e Especialista Chave em Templum Consultoria
Por ser apaixonada por qualidade e melhoria contínua de negócios e pessoas sou a Sócia Responsável pelo Sucesso do Cliente na Templum por meio de mentoria e treinamento interno das equipes de consultores e atendimento ao cliente e da elaboração de produtos, treinamentos e conteúdos que permitem o fortalecimento das empresas.
Formada em Comunicação Social, MBA em Gestão de Negócios e especialista em Sistemas de Gestão Integrada.
Daniela Albuquerque