Daniela Albuquerque
Por Daniela Albuquerque

Implementação da ISO 14001 gera ganhos substantivos em gráfica

[Total: 0    Média: 0/5] Dez anos atrás, a Gráfica Mattavelli, inagurada em São Paulo em 1947, se deparou com uma lei que dificultava os negócios da empresa. A proibição do uso do benzeno nas tintas à base de solvente, comumente usada, soou como um alarme. A Mattavelli, que já havia iniciado estudos para uma […]


[Total: 0    Média: 0/5]

Dez anos atrás, a Gráfica Mattavelli, inagurada em São Paulo em 1947, se deparou com uma lei que dificultava os negócios da empresa. A proibição do uso do benzeno nas tintas à base de solvente, comumente usada, soou como um alarme.

A Mattavelli, que já havia iniciado estudos para uma Gestão de Qualidade Ambiental, percebeu que ou se adaptava aos novos tempos, ambientalmente corretos, ou ficaria para trás. Adaptou-se. Há dois anos, a empresa utiliza apenas tinta à base de óleo de soja.Em 2009, a empresa foi certificada com a ISO 14001. Segundo a diretora administrativa da gráfica, Alessandra Mattavelli, no ano passado a empresa participou de 70 processos de concorrências e licitações. Desses, em 42 foi necessário apresentar as certificações de qualidade e de gestão ambiental. Um índice de 60%, que tende a aumentar nos próximos anos.

Para desenvolver uma gestão ambientalmente correta, a Mattavelli colocou à disposição da clientela o papel com o selo FSC (Forest Stewardship Council), que indica a procedência correta da matéria-prima. A empresa tem também um plano de prevenção de riscos ambientais em constante atualização. Após inúmeras pesquisas coordenadas pela própria empresa, criou e faz uso atualmente de um verniz biodegradável, o Opaque 832. Além disso, continua a pensar em como diminuir o impacto no meio ambiente – outros produtos estão em desenvolvimento.

Todo esse investimento teve um retorno financeiro extremamente positivo para a empresa. Desde que as práticas sustentáveis foram adotadas, com a implementação da ISO 14001, a Gráfica Mattavelli triplicou as suas vendas. Parte desse sucesso pode, sem dúvida, ser debitada à Gestão de Qualidade Ambiental desenvolvida.

Daniela Albuquerque

Daniela Albuquerque

Sócia e Especialista Chave em Templum Consultoria
Por ser apaixonada por qualidade e melhoria contínua de negócios e pessoas sou a Sócia Responsável pelo Sucesso do Cliente na Templum por meio de mentoria e treinamento interno das equipes de consultores e atendimento ao cliente e da elaboração de produtos, treinamentos e conteúdos que permitem o fortalecimento das empresas.
Formada em Comunicação Social, MBA em Gestão de Negócios e especialista em Sistemas de Gestão Integrada.
Daniela Albuquerque