Daniela Albuquerque
Por Daniela Albuquerque

A importância do SGI nas organizações

O mundo contemporâneo muda cada vez mais rapidamente e as empresas que se antecipam na implementação de um SGI tendem a ganhar com esta velocidade. Parece estranho esta afirmação, mas ao longo do texto irei explicar os motivos e “porquês” dela.


Como todos sabem, a quantidade e a velocidade das informações recebidas diariamente criou a necessidade de mudar a nossa forma de pensar.

Hoje, precisamos reconhecer o ambiente de forma mais holística. Para isto, precisamos saber trabalhar com todas as variáveis que nos cercam e ter capacidade para conseguir analisar todos os dados que vão além das paredes da empresa para então conseguirmos obter uma vantagem competitiva em relação ao mercado atuante.

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Esse novo paradigma organizacional aumentou a pressão nas empresas por uma estratégia que consiga lidar com todas essas esferas solicitadas.

Dessa forma, os sistemas de gestão tornaram-se um caminho muito eficiente para trabalhar com todas essas variáveis. Afinal são normas técnicas aplicáveis a qualquer tipo de organização e que possibilitam o gerenciamento de todos os processos e atividades da empresa.

Ao atuar com um sistema integrado de Gestão da Qualidade (ISO 9001), Gestão Ambiental (ISO 14001) e Gestão da Segurança e Saúde Ocupacional (ISO 45000), a empresa irá conhecer e controlar grande parte dessas variáveis micro e macro ambientais, além de ter condições de retroalimentar essas informações, tornando-se muito mais eficiente e competitiva do que seus concorrentes.

Ora, se eu tenho uma empresa que monitora e controla a satisfação do meu cliente, que possui uma gestão voltada para a redução e economia do consumo de recursos materiais e naturais e que ainda promove ações específicas para a saúde ocupacional dos funcionários, gerando um ambiente mais saudável e produtivo, os benefícios gerados são enormes, entre eles:

  • Melhoria da imagem da empresa junto ao mercado e clientes;
  • Melhoria do desempenho organizacional e aumento da competitividade;
  • Melhoria do clima organizacional e aumento da produtividade;
  • Redução de custos operacionais e administrativos;
  • Captação de novos clientes.

Então, vamos lá! Não perca tempo de estar à frente do seu cliente e mãos à obra!!

Daniela Albuquerque

Daniela Albuquerque

Sócia e Especialista Chave em Templum Consultoria
Por ser apaixonada por qualidade e melhoria contínua de negócios e pessoas sou a Sócia Responsável pelo Sucesso do Cliente na Templum por meio de mentoria e treinamento interno das equipes de consultores e atendimento ao cliente e da elaboração de produtos, treinamentos e conteúdos que permitem o fortalecimento das empresas.
Formada em Comunicação Social, MBA em Gestão de Negócios e especialista em Sistemas de Gestão Integrada.
Daniela Albuquerque