Daniela Albuquerque
Por Daniela Albuquerque

Indicadores de sustentabilidade

O desenvolvimento sustentável é um processo evolutivo, baseado em três vertentes: crescimento da economia, melhoria da qualidade do ambiente e melhoria da sociedade. Quando uma empresa decide aplicar um conceito de sustentabilidade, torna-se fundamental o estabelecimento de indicadores, objetivos e metas. Os resultados tabulados fornecem dados para analisar a evolução da sustentabilidade aplicada na organização. […]


O desenvolvimento sustentável é um processo evolutivo, baseado em três vertentes: crescimento da economia, melhoria da qualidade do ambiente e melhoria da sociedade.

Quando uma empresa decide aplicar um conceito de sustentabilidade, torna-se fundamental o estabelecimento de indicadores, objetivos e metas. Os resultados tabulados fornecem dados para analisar a evolução da sustentabilidade aplicada na organização.

A consciência ambiental tornou-se uma preocupação mundial. Existem normas regulamentadoras para as empresas serem consideradas ecologicamente corretas, bem como diversos tipos de monitoramentos. Os indicadores mais comuns são:

  • Consumo de energia: índice que mede a quantidade de energia utilizada para a produção ou execução de um serviço;
  • Geração de resíduo: índice que mede a quantidade de resíduos gerados na produção ou execução de um serviço;
  • Consumo de água: índice que mede a quantidade de água potável utilizada para a produção ou execução de um serviço.

Quando se monitoram os impactos ambientais fica fácil a definição de ações e decisões a serem tomadas para melhorar continuamente o meio ambiente e levar a empresa à sustentabilidade.  Automaticamente a empresa impactará positivamente a economia e a sociedade, além do meio ambiente.

Vamos lá, rumo à sustentabilidade!

 

 

Daniela Albuquerque

Daniela Albuquerque

Sócia e Especialista Chave em Templum Consultoria
Por ser apaixonada por qualidade e melhoria contínua de negócios e pessoas sou a Sócia Responsável pelo Sucesso do Cliente na Templum por meio de mentoria e treinamento interno das equipes de consultores e atendimento ao cliente e da elaboração de produtos, treinamentos e conteúdos que permitem o fortalecimento das empresas.
Formada em Comunicação Social, MBA em Gestão de Negócios e especialista em Sistemas de Gestão Integrada.
Daniela Albuquerque