Igor Furniel
Por Igor Furniel

ISO 14001 em empresas da Zona Franca de Manaus

Nem tudo são flores: menos de 100 empresas da ZFM adotam ISO 14001 Segundo notícia veiculada por “A crítica” do UOL, a certificação que garante a boa gestão ambiental não é adotada pela maioria das empresas da zona franca. Seguem alguns trechos: “Infelizmente, menos de 100 empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM), que concentra […]


Nem tudo são flores: menos de 100 empresas da ZFM adotam ISO 14001

Segundo notícia veiculada por “A crítica” do UOL, a certificação que garante a boa gestão ambiental não é adotada pela maioria das empresas da zona franca. Seguem alguns trechos:

“Infelizmente, menos de 100 empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM), que concentra mais de 600 indústrias, aderiram a ISO 14001, que trata especificamente do meio ambiente e é um complemento importante da ISO 9001, obrigatória para as empresas que querem se beneficiar com os incentivos da Zona Franca de Manaus.

Quem aderiu a ISO 14001 não se arrepende. Na empresa Mussachi da Amazônia LTDA que fabrica componentes para a Moto Honda, a ISO 14001 gera pontos importantes para aquisição de novas encomendas. “A Moto Honta tem um ranking de seus fornecedores e os que implantaram a ISO 14001 ganham uma pontuação gigantesca, o que garante o repasse de novos produtos”, detalha Dagno de Brito, supervisor de Sistema de Gestão Integrada da Mussachi.

Muito mais que bons negócios, a ISO 14001 exige uma mudança de comportamento de centenas de trabalhadores que levam para suas casas o aprendizado recebido no trabalho. Durante uma semana, os colaboradores contratados pelas empresas com certificação ISO 14001, desde o servente até o gerente, recebem aulas sobre quais os danos que os materiais utilizados dentro da fábrica, causam a natureza quando não reciclados ou tratados devidamente. “Nossa principal preocupação é com a emissão de CO2 na atmosfera. Emitimos 0,35 de CO2 na atmosfera por mês”, orgulha-se Dagno.”

Para saber mais sobre a ISO 14001

 

 

 

Igor Furniel

Igor Furniel

Presidente da Templum Consultoria Online, que em 2010 criou o conceito de consultoria online e hoje se dedica a prestar consultoria, através de uma plataforma tecnológica, para implementação de sistemas de gestão, como ISO 9001, ISO 14001, ISO 22000, planejamento estratégico, entre outros. A Templum tem como missão transformar o Brasil em um país mais forte, através de empresas mais fortes, capazes de gerar emprego e riqueza sustentável. Formado em administração pela Puc-Campinas, tem MBA em pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Igor Furniel