Guia básico da implementação da ISO 9001

O objetivo dessa página é compartilhar um pouco da metodologia de implementação da ISO 9001 usada pela Templum para certificar centenas de clientes.

Seguimos esses passos para garantir que o SGQ trabalhe a favor do negócio de nossos clientes. Fique a vontade para seguir esse roteiro, caso esteja implementando a ISO 9001 sozinho. Se precisar de ajuda, fale com a gente.

Passo 1

Identificar o contexto da organização

Nessa etapa temos o objetivo de determinar quais são as questões internas e externas que podem impactar o negócio da empresa e assim afetar a satisfação do cliente. Para isso passaremos por 4 atividades:

  • Análise da empresa
  • Definição do escopo do sistema de gestão
  • Determinação dos Processos
  • Determinação dos Objetivos Organizacionais

Conheça: O Método Descomplicado de Implementação da ISO 9001


Passo 2

Identificação das Partes Interessadas

Nesta etapa serão identificadas as partes interessadas que sejam pertinentes ao sistema de gestão e que por isto podem impactar no resultado da organização.

Passo 3

Mapeamento dos processos

O mapeamento dos processos é uma etapa fundamental pois, normalmente, as empresas alcançam resultados de forma mais eficiente quando as atividades são gerenciadas como um processo. Isto porque o que chamamos de “passagem de bastão” entre um processo e outro fica mais claro.

Passo 4

Definição da liderança

A liderança tem um papel decisivo no sistema de gestão pois é responsável por prestar contas pela eficácia SG. Por isso, seu comprometimento deve evidenciado em todos os processos mapeados.

Passo 5

Política da Qualidade

A política da qualidade é o compromisso, por escrito, no qual a organização firma seu comprometimento com a qualidade e o atendimento às necessidades dos clientes, visando a melhoria contínua nos processos e produtos.

Passo 6

Planejamento do Sistema de Gestão

Nesta etapa, iremos definir os objetivos a serem atingidos ao final da implementação do sistema de gestão e criar o planejamento para tais objetivos. Serão identificados os riscos e oportunidades que podem impactar o planejamento criado.


Veja: Como funciona a certificação ISO 9001


Passo 7

Recursos para atendimento do planejamento

Chamamos de recursos todos os itens necessários para o estabelecimento, implementação, manutenção e melhoria do sistema de gestão como: pessoas, infraestrutura, ambiente de processos, recursos de monitoramento e medição, conhecimento organizacional.

Passo 8

Operação

Nesta etapa trabalharemos a operação da sua organização, atuando nas atividades de produção ou prestação de serviço, faturamento, entrega, pós entrega e solicitação de garantia.

Passo 9

Verificação do cumprimento dos objetivos

Nesta etapa criaremos um método para verificar se os objetivos estabelecidos na fase de planejamento foram atendidos.

Passo 10

Ações corretivas

Prosseguimos criando uma metodologia para corrigir eventuais problemas tratando suas causas e evitando que voltem a ocorrer. Definimos a metodologia de identificação de não conformidades, tratamento de ações corretivas.

Está pensando em colocar a ISO 9001 na sua Empresa?

Receba a ligação de um especialista e entenda se a ISO 9001 serve para sua empresa


Está

Passo 11

Auditoria interna

Nesta etapa implementamos o procedimento de auditoria interna e o manual da qualidade. Saiba mais no curso Formação de formação interno ISO 9001.

Passo 12

Certificação

Missão cumprida, chegou a hora de:

  1. Comemorar
  2. Divulgar
  3. Evoluir continuamente o Sistema de Gestão da Qualidade.

É assim que a Templum implementa a ISO 9001 e garante a certificação em contrato.