Ricardo Tocha
Por Ricardo Tocha

ISO 9001:2015 – A importância da liderança na revisão 2015

A Templum já ajudou milhares de empresas a melhorar sua gestão. Posso dizer que já vimos de tudo, e infelizmente, um problema muito comum na implementação de um SGQ é o falso comprometimento da direção. Quando o líder quer o certificado mas não se envolve na implementação, a aderência ao sistema de gestão é comprometida […]


A Templum já ajudou milhares de empresas a melhorar sua gestão. Posso dizer que já vimos de tudo, e infelizmente, um problema muito comum na implementação de um SGQ é o falso comprometimento da direção.

Quando o líder quer o certificado mas não se envolve na implementação, a aderência ao sistema de gestão é comprometida e seus benefícios não são aproveitados.

O sucesso da implementação está diretamente relacionado com a capacidade da alta direção em demonstrar liderança e comprometimento com a gestão da qualidade. A nova revisão exige que toda a liderança da empresa se envolva na integração dos requisitos da norma com os processos da empresa, promova a importância da abordagem por processos e dê suporte para o envolvimento de todos na implementação do sistema de gestão. Esse envolvimento sempre foi fundamental, só que a forma que a versão 2008 foi escrita, favorecia líderes pouco interessados a deixar tudo à cargo do representante da direção.

Uma outra mudança é a introdução do conceito de gestão baseada no risco. Em termos práticos você terá que considerar os fatores que podem impedir a sua empresa de atingir seus resultados planejados. A ideia é que o sistema passe a se apoiar mais no comportamento humano do que apenas em um conjunto de procedimentos e registros.

A nova versão também solicita que as organizações levem em consideração o feedback de todas as partes interessadas e não apenas os feedbacks dos seus clientes.

Isso tudo pode parecer um pouco assustador. Como a galinha só engorda com os olhos do dono, os resultados são maiores com o envolvimento direto da direção. Estas mudanças são propostas por especialistas com experiência real na geração de valor para a organização e para seus clientes. Não tenha medo, sua empresa só tem a ganhar adotando essas novas práticas.

Ricardo Tocha

Ricardo Tocha

Ricardo Tocha tem 17 anos de experiência prática e atuou na Templum Consultoria criando conteúdo, desenvolvendo sites e outros apetrechos tecnológicos.
Ricardo Tocha