Igor Furniel
Por Igor Furniel

Não-Conformidade… Sim ou Não… Eis a Questão!

Imagine uma situação hipotética na qual sua empresa, que é um escritório de contabilidade, está em processo de certificação de ISO 14001 e OHSAS 18001 e você está passando por uma auditoria. Dentre os itens a serem verificados em seu setor está o item 4.4.7 (Preparação e Resposta à Emergências). Então você apresenta ao auditor […]


Imagine uma situação hipotética na qual sua empresa, que é um escritório de contabilidade, está em processo de certificação de ISO 14001 e OHSAS 18001 e você está passando por uma auditoria.

Dentre os itens a serem verificados em seu setor está o item 4.4.7 (Preparação e Resposta à Emergências).

Então você apresenta ao auditor o simulado de abandono de área e primeiros socorros realizado há 2 meses. Seu procedimento diz que a empresa deve realizar simulados de emergência a cada 6 meses.

Ao final da auditoria, você inesperadamente percebe que recebeu uma não conformidade. Qual seria a razão para essa não conformidade?

A razão dessa não conformidade está no fato de que você não ter evidenciado a existência de um simulado de preparação e resposta de emergências ambientais.

Mesmo que seu ramo de atividade (escritório de contabilidade) não apresente um risco ambiental em potencial, você deve estabelecer, implementar e manter procedimentos para identificar potenciais situações de emergência e potenciais acidentes que possam ter impactos ambientais e deve ainda testar tais procedimentos periodicamente (quando exequível).

Fique atento , aceite esse desafio e certifique sua empresa! Boa sorte nessa jornada.

Aline Tonon

Igor Furniel

Igor Furniel

Presidente da Templum Consultoria Online, que em 2010 criou o conceito de consultoria online e hoje se dedica a prestar consultoria, através de uma plataforma tecnológica, para implementação de sistemas de gestão, como ISO 9001, ISO 14001, ISO 22000, planejamento estratégico, entre outros. A Templum tem como missão transformar o Brasil em um país mais forte, através de empresas mais fortes, capazes de gerar emprego e riqueza sustentável. Formado em administração pela Puc-Campinas, tem MBA em pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Igor Furniel