Daniela Albuquerque
Por Daniela Albuquerque

Norma ISO 14001 no Brasil: 5 mil certificações

[Total: 0    Média: 0/5] O Brasil atingiu a marca de 5 mil certificações da norma ISO 14001 no mês de junho de 2011. Devido ao grande número de empresas que implementaram a norma, o país ocupa posição de destaque na América Latina. Se, no começo, a preocupação com a ISO 14001 era apenas de […]


[Total: 0    Média: 0/5]

O Brasil atingiu a marca de 5 mil certificações da norma ISO 14001 no mês de junho de 2011. Devido ao grande número de empresas que implementaram a norma, o país ocupa posição de destaque na América Latina.

Se, no começo, a preocupação com a ISO 14001 era apenas de multinacionais e grandes corporações, hoje são as micro, pequenas e médias empresas que buscam obter a certificação.

A implementação da ISO 14001 no país contribuiu para fortalecer o conceito de sustentabilidade. As empresas passaram a realizar iniciativas que contemplam tanto a qualidade ambiental quanto a responsabilidade social corporativa, além da segurança e da saúde ocupacional. Práticas socioambientais corretas foram assim disseminadas no setor corporativo.

A norma ISO 14001 colaborou e colabora para a produção de bens e serviços que geram empregos, pesquisas, tecnologias. Mas o mais importante é que concorre para o respeito ao planeta Terra e suas futuras gerações.

Ademais, após a implementação da ISO 14001, as empresas aumentam a visibilidade no mercado nacional e internacional e consolidam a credibilidade junto a clientes, fornecedores e colaboradores.

Implementar a ISO 14001 é marca inegável do comportamento ético empresarial frente à sociedade e ao meio-ambiente. Significa que o consumo sustentável é priorizado e incentivado pela empresa.

Daniela Albuquerque

Daniela Albuquerque

Sócia e Especialista Chave em Templum Consultoria
Por ser apaixonada por qualidade e melhoria contínua de negócios e pessoas sou a Sócia Responsável pelo Sucesso do Cliente na Templum por meio de mentoria e treinamento interno das equipes de consultores e atendimento ao cliente e da elaboração de produtos, treinamentos e conteúdos que permitem o fortalecimento das empresas.
Formada em Comunicação Social, MBA em Gestão de Negócios e especialista em Sistemas de Gestão Integrada.
Daniela Albuquerque