Por

O que é ISO 9001 e quais seus benefícios?

Desde que entrei no universo da qualidade, eu me sinto um pouco frustrado com as explicações sobre o que é a ISO 9001 que encontrei em blogs e no YouTube. A grande maioria dos especialistas e blogueiros se apoiam em definições técnicas para descrever o que é um Sistema de Gestão da Qualidade. Como resultado, […]


Desde que entrei no universo da qualidade, eu me sinto um pouco frustrado com as explicações sobre o que é a ISO 9001 que encontrei em blogs e no YouTube. A grande maioria dos especialistas e blogueiros se apoiam em definições técnicas para descrever o que é um Sistema de Gestão da Qualidade. Como resultado, o leigo que busca saber o que é ISO 9001 no Google, acaba encontrando coisas do tipo:

A ISO 9000 designa um grupo de normas técnicas que estabelecem um modelo de gestão da qualidade para organizações em geral, qualquer que seja o seu tipo ou dimensão. (Wikipedia)

O meu ponto é: a definição está correta, mas será que comunica os benefícios reais da ISO 9001 para quem não é da área? Adoro um desafio, e criei um vídeo explicando o que é a ISO 9001 de um jeito mais simples. O que você acha?

Ricardo Tocha

Ricardo Tocha

Ricardo Tocha tem 17 anos de experiência prática e atuou na Templum Consultoria criando conteúdo, desenvolvendo sites e outros apetrechos tecnológicos.
Ricardo Tocha