Daniela Albuquerque
Por Daniela Albuquerque

Organograma e a Descrição de Cargo na ISO 9001

Esses documentos apesar de totalmente diferentes estão ligados diante do SGQ. O Organograma Funcional é um diagrama que representa a estrutura de uma organização e mostra como estão dispostas as unidades funcionais, a hierarquia e as relações entre os seus membros. Num Organograma, todos os membros estão dispostos em níveis hierárquicos, ou seja, quanto mais […]


Esses documentos apesar de totalmente diferentes estão ligados diante do SGQ.

O Organograma Funcional é um diagrama que representa a estrutura de uma organização e mostra como estão dispostas as unidades funcionais, a hierarquia e as relações entre os seus membros.

Num Organograma, todos os membros estão dispostos em níveis hierárquicos, ou seja, quanto mais alto for o nível, maior será a responsabilidade desse membro. A ligação hierárquica entre os membros de uma organização é representada por linhas verticais, linhas laterais, e caixas que representam os membros.

A posição do cargo no organograma define o nível de hierarquia do ocupante como a quem reportará e sobre quem exercerá autoridade que pode ser localizado num departamento ou divisão.

A partir desse organograma deverá ser criada a descrição de cargos. Todos os cargos/funções descritos no organograma deverão ter uma descrição, onde deverá constar suas responsabilidades e atividades executadas bem como formação, habilidades cursos e conhecimentos necessários e o tempo de experiência exigido para exercer tal função.

Algumas organizações adotam o organograma setorial, mas seguindo a norma ISO 9001 o necessário para atender o requisito é a descrição do organograma funcional.

Portanto os dois documentos devem estar condizentes.

Daniela Albuquerque

Daniela Albuquerque

Sócia e Especialista Chave em Templum Consultoria
Por ser apaixonada por qualidade e melhoria contínua de negócios e pessoas sou a Sócia Responsável pelo Sucesso do Cliente na Templum por meio de mentoria e treinamento interno das equipes de consultores e atendimento ao cliente e da elaboração de produtos, treinamentos e conteúdos que permitem o fortalecimento das empresas.
Formada em Comunicação Social, MBA em Gestão de Negócios e especialista em Sistemas de Gestão Integrada.
Daniela Albuquerque