Andressa Lando
Por Andressa Lando

Os principais erros de 90% das empresas na contratação de uma consultoria

Nosso CEO, Igor Furniel tem experiência de mais de 16 anos com consultoria, durante esse tempo viu diversos erros sendo cometidos repetidas vezes pelos empresários na hora de contratar uma consultoria. Em seu último webinar ele compartilhou quais são esses erros e como driblá-los para construir uma parceria eficaz em busca da certificação


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Muitas empresas que buscam as certificações ISO fazem más escolhas no momento de contratar uma consultoria que os auxiliará até essa conquista. Neste post explicaremos os erros que a maior parte delas cometem na contratação deste serviço.

Os principais erros podem ser divididos em blocos:

A empresa não sabe o que está comprando

É importante definir se você deseja comprar um certificado ou a melhoria e transformação que o sistema de gestão traz! Cada vez mais as pessoas buscam por melhoria, mas ainda há uma grande parte que deseja um certificado na parede.

O desafio pode ser muito maior para quem busca o certificado do que para quem busca a melhoria! Isso porque é IMPOSSÍVEL certificar sua organização sem promover mudanças.

Uma dúvida muito frequente da maioria dos clientes que nos procuram para estruturar um Sistema de Gestão da Qualidade, é a obrigatoriedade de se passar por uma auditoria de certificação. É necessário que a empresa realmente tenha definido o que busca, pois a auditoria nada mais é do que a análise do sistema de gestão da organização, e não se torna necessária caso não haja a intenção de obter o certificado.

A empresa não sabe escolher o melhor método

O segundo erro ocorre por falta conhecimento sobre o serviço. As empresas não sabem quais os tipos de consultoria que existem no mercado, por isso não conseguem fazer uma comparação com a concorrência. É extremamente importante saber os diferenciais de cada modelo e identificar qual será a mais adequada para atender suas necessidades.

Dessa forma, você conseguirá fazer a contratação de um serviço que de fato atende às suas expectativas.

Mas afinal, o que eu ganho com a contratação de uma consultoria?

Independentemente se falamos de um sistema de gestão voltado ao meio ambiente, saúde e segurança, qualidade, construção civil ou transporte, todos eles passam pelo menos por:

Ou seja, a consultoria auxilia sua empresa a planejar suas metas e objetivos; gerenciar seus processos; envolver seus colaboradores; identificar riscos e oportunidades e mensurar os resultados obtidos, sem falar das questões específicas de cada sistema de gestão.

O que é de fato uma consultoria?

Em definição, consultoria é um processo de transformação com base no conhecimento e experiência de alguém (consultor), e existem alguns tópicos a serem compreendidos para que se obtenha sucesso nesse processo:

  • Top down: o sistema de gestão é top down; ele parte da gestão estratégica e permeia toda a organização, por isso o desejo de uma consultoria para o auxílio na implementação e consequentemente certificação deve vir também da liderança. Se eles não se envolvem é porque não acreditam/entendem o verdadeiro valor e os benefícios que a norma pode trazer a empresa.
  • Todos precisam estar envolvidos: Todos os colaboradores precisam estar envolvidos no projeto, mesmo que não diretamente. Isso porque deve-se entender qual o rumo que a organização está seguindo e onde pretende chegar.
  • Não acontece sozinho: Uma consultoria não é feita sozinha, é necessário que haja interação entre o contratante e o consultor, para ser eficaz o trabalho precisa ser feito a 4 mãos!Delegar para um consultor é um erro grave, cria um cordão umbilical difícil de cortar.
  • Precisa trazer benefício: Todo passo deve ser considerado uma conquista, você deve ver benefício no que está fazendo e não fazer porque a norma exige. Na verdade, não há muitas exigências, a norma diz “o que” deve ser feito, porém o “como” fica ao critério da empresa, dessa forma é possível certificar todo o tipo de organização, com escopos distintos.

Você já escolheu a sua consultoria?

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Você

Como comprar?

Depois de entender o que de fato é uma consultoria, você deve saber o que esperar desse serviço para a contratação:

  • Não abra mão de receber conhecimento: É muito comum consultores que querem criar um cordão umbilical, para isso deixam o cliente em estágio de ignorância quanto ao conhecimento da norma; o que faz com que ele nunca se desligue da sua empresa.

A melhor consultoria é a que te transfere conhecimento, para que você esteja livre ao final do processo e decida se quer ou não continuar o relacionamento com essa empresa.

  • Verifique a estrutura: Você está contratando quem te guiará por um caminho longo e complexo, por isso é importante verificar a estrutura que essa empresa tem para te atender: Há competência dos demais consultores para uma substituição caso o consultor líder necessite ser substituído? Se sim, ela garante que as informações estão alinhadas com a equipe para que seu projeto possa ter continuidade no mesmo estágio que você parou? E caso você opte por um consultor autônomo, como essa substituição será feita?
  • Verifique a reputação: Uma tarefa simples, mas de extrema importância! Acesse o reclame aqui, site, avaliações do Google, Facebook, depoimentos de clientes e até ligue para alguns e pergunte como foi a experiência junto a empresa.
  • Exija garantia: O processo de transformação é algo que o consultor domina, ou seja se você seguir 100% de suas recomendações e não conseguir a certificação, a falha é dele! Por isso a garantia deve ser exigida! Afinal os auditores do órgão certificador irão avaliar os requisitos da norma e se sua consultoria foi eficaz eles estarão sendo seguidos.

Qual consultoria contratar?

Já sabemos como evitar os dois principais erros no momento da contratação.

Mas no final das contas, qual é a melhor consultoria para se contratar?

Consultoria híbrida VS Consultoria Presencial

  • Em uma consultoria presencial geralmente se tem uma visita por semana (se seu projeto for de 10 meses, você receberá cerca de 40 visitas). Vale destacar que o deslocamento tem custo alto e que em geral consultores cobram por tempo em deslocamento também.
  • Já na consultoria híbrida são no máximo 2 visitas no ano e ao invés de interagir com o consultor uma vez por semana você tem acesso a um time de especialistas e interage com eles quantas vezes precisar, todos os dias. Além de ter a plataforma de consultoria 24 horas a sua disposição.

Se você tem a disponibilidade de tempo para receber um consultor em sua empresa e travar sua agenda, desmarcar reuniões e todos os compromissos por 8 horas exclusivamente para atendê-lo, a consultoria presencial pode ser uma boa.

Mas, caso prefira fazer a consultoria no seu tempo com um consultor totalmente disponível, chat e chamados para tirar suas dúvidas todos os dias da semana e com o todo o subsídio de um time exclusivamente para atender suas demandas, a consultoria híbrida com certeza é a melhor opção.

Vale lembrar que presença é diferente de disponibilidade!

E você, já escolheu a sua consultoria? Já teve problemas com a consultoria tradicional?

Andressa Lando

Assistente de Marketing em Templum
Sou estudante de marketing e sempre fui apaixonada pela forma com que a comunicação conecta e muda as pessoas. Hoje atuo como assistente de marketing na Templum e minha missão, assim como a da empresa, é ajudar a construir empresas mais fortes através do conhecimento!
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