Igor Furniel
Por Igor Furniel

Passivos Ambientais

Em Junho de 2011, o Departamento de Meio Ambiente da FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), preocupado com as questões ambientais publicou um documento com “Informações Básicas sobre Áreas Contaminadas”. O documento destina-se a gerentes e técnicos que buscam informações sobre o gerenciamento das áreas contaminadas e a prevenção de novos passivos […]


Em Junho de 2011, o Departamento de Meio Ambiente da FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), preocupado com as questões ambientais publicou um documento com “Informações Básicas sobre Áreas Contaminadas”.

O documento destina-se a gerentes e técnicos que buscam informações sobre o gerenciamento das áreas contaminadas e a prevenção de novos passivos ambientais. Dentre outros tópicos o documento alerta para as sérias consequências financeiras que uma área contaminada pode acarretar à empresa. Na Alemanha os custos relacionados ao problema somam US$ 50 bilhões. Na União Europeia foram identificadas cerca de 300 mil áreas contaminadas, sendo cerca de 100 mil somente na Holanda. No estado de São Paulo, em 2010 forem catalogadas cerca de 3.675 áreas contaminadas.

A preocupação com contaminação ambiental deve estar presente antes mesmo do inicio de operação de sua empresa/indústria, ainda na fase de aquisição do terreno, imóveis e privatizações. É recomendável que se faça uma investigação ambiental, a fim de verificar a existência de passivos ambientais antes de adquirir novos “sites” para sua empresa, pois a responsabilidade e a obrigação da restauração ambiental precaem sob os novos proprietários, que devem arcar com os custos de Avaliação Preliminar, Investigação Confirmatória, Investigação Detalhada, Monitoramento, Reabilitação, Remediação, conforme o caso.

Conforme já foi abordado anteriormente neste blog, (Passivo Ambiental – https://certificacaoiso.com.br/passivo-ambiental/) a existência de um passivo ambiental interfere diretamente na certificação da ISO 14001, portanto fique atento.

Boa sorte nessa jornada.

Aline Tonon

Igor Furniel

Igor Furniel

Presidente da Templum Consultoria Online, que em 2010 criou o conceito de consultoria online e hoje se dedica a prestar consultoria, através de uma plataforma tecnológica, para implementação de sistemas de gestão, como ISO 9001, ISO 14001, ISO 22000, planejamento estratégico, entre outros. A Templum tem como missão transformar o Brasil em um país mais forte, através de empresas mais fortes, capazes de gerar emprego e riqueza sustentável. Formado em administração pela Puc-Campinas, tem MBA em pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Igor Furniel