Andressa Lando
Por Andressa Lando

Passo a passo para a conquista do PQTA

O PQTA é uma importante premiação feita pela Anoreg, mas como a sua serventia pode conquistá-lo?Nossa diretora técnica, Daniela Albuquerque, realizou um webinar sobre esse tema. Agrupamos neste post os principais passos para essa conquista.


[Total: 7    Média: 4.9/5]

O que é PQTA?

O PQTA é o Prêmio de Qualidade Total da Anoreg, que tem o intuito de premiar os serviços Notariais e de Registro de todo o país que atendam aos requisitos de excelência e qualidade na gestão organizacional da serventia e na prestação de serviços aos usuários, essa premiação foi criada para engajar a classe e assegurar que os serviços serão prestados com qualidade, eficiência e segurança a sociedade.

Muitos ainda consideram que os cartórios são um “mal necessário”, veem o serviço prestado como algo burocrático e demorado.Mas graças ao PQTA isso vem se transformando ao longo dos anos.

Cartórios premiados vão além do corriqueiro e do básico, por isso se destacam no mercado. Sendo assim, é importante que todas as serventias estejam sempre em busca da melhoria contínua, afinal, quem não acompanha o mercado perde sua vez quanto a preferencia do público.

Com toda certeza o maior beneficio que o programa traz é o reconhecimento das pessoas perante a excelência do serviço prestado!

precisa do pqta?

Como participar?

Agora que já entendemos o que é e quais os benefícios desse prêmio, vamos aos passos ate a premiação:

O primeiro passo é se inscrever no site da Anoreg e selecionar sua modalidade:

  • Modalidade 1: Voltada aos pequenos cartórios com até 5 colaboradores
  • Modalidade 2: Cartórios médios e grandes com mais de 5 colaboradores

Essa é uma atualização recente do programa, passou-se a dividir os cartórios em modalidades para que dessa forma os requisitos se adequem de uma forma mais assertiva nas pequenas organizações.

Após a inscrição você receberá um checklist com 9 categorias:

  • Estratégia
  • Gestão operacional
  • Gestão de pessoas
  • Instalações
  • Gestão de segurança e saúde no trabalho
  • Gestão socioambiental
  • Gestão da informatização e do controle de dados
  • Gestão da inovação
  • Compliance

Cada uma dessas categorias tem perguntas especificas para identificar se seu cartório atende ou não aquele requisito, e cada pergunta tem uma pontuação.

É importante ressaltar que esse questionário só fica disponível pós a inscrição!

Depois da implementação o auditor vai até a empresa(as auditorias acontecem entre Julho e Setembro)  e verifica se tudo que está no checklist está sendo seguido e classifica o grau de implementação de 4 formas:

Classificação

Após os pontos verificados, o auditor soma sua pontuação (que é definida através do questionário citado acima)  e define a premiação da serventia de acordo com a porcentagem do sistema de gestão implementado!

de 0% a 35% = Menção HONROSA

de 36% a 49%= Prêmio BRONZE

de 50% a 84%= Prêmio PRATA

de 85% a 94%= Prêmio OURO

de 95% a 100% = Prêmio DIAMANTE

De acordo com o resultado da auditoria os cartórios receberam um troféu nas categorias: DIAMANTE, OURO, PRATA OU BRONZE. Juntamente com o Certificado de Premiação que inclui todo o relatório da avaliação feita pelo auditor com os pontos de melhoria, oportunidade e a conclusão geral.

Além da pontuação, para as serventias que se enquadram na segunda modalidade existem mais alguns requisitos para serem premiadas.Para conquistar o prêmio ouro o cartório precisa: possuir PPRA e PCMSO vigentes além de todos os critérios legais de segurança.

Certificação ISO para empresários

Saiba como preparar e certificar a sua empresa


Certificação

Como conquistar a premiação diamante no PQTA?

Para conquistar a classificação DIAMANTE: é necessário a pontuação, PPRA e PCMSO vigentes, conformidade no requisito de segurança, acessibilidade, certificação na norma ISO 9001:2015 e NBR 15906:2010

Nós sabemos que a premiação diamante pode parecer uma conquista muito distante e difícil de ser alcançada. De fato, são muitas coisas a serem implementadas! Mas com a Templum você consegue! Nosso método nos permite fazer tudo de forma simultânea com nossa tabela de compatibilidade, por isso todo o sistema se torna algo integrado com uma única implementação.

Dessa forma é possível poupar tempo e então alcançar a premiação desejada com extrema eficiência!

Andressa Lando

Assistente de Marketing em Templum
Sou estudante de marketing e sempre fui apaixonada pela forma com que a comunicação conecta e muda as pessoas. Hoje atuo como assistente de marketing na Templum e minha missão, assim como a da empresa, é ajudar a construir empresas mais fortes através do conhecimento!
Andressa Lando

Últimos posts por Andressa Lando (exibir todos)