Igor Furniel
Por Igor Furniel

Por que muitas empresas têm dificuldade em registrar suas ações preventivas e melhorias no sistema?

Percebo que muitos setores da organização não têm o hábito de registrar as ações preventivas e as melhorias implementadas no sistema de gestão, em suas rotinas diárias, mas sabemos que essas ações sempre acontecem. Talvez pelo simples fato de serem implementadas por pessoas que já executam o trabalho, esses registros não são formalizados como deveriam […]


Percebo que muitos setores da organização não têm o hábito de registrar as ações preventivas e as melhorias implementadas no sistema de gestão, em suas rotinas diárias, mas sabemos que essas ações sempre acontecem. Talvez pelo simples fato de serem implementadas por pessoas que já executam o trabalho, esses registros não são formalizados como deveriam impossibilitando que o SGQ mantenha evidências.

Precisamos manter o hábito de sempre registrar em nosso formulário as ações preventivas realizadas, pois se trata de um procedimento mandatório da ISO 9001:2008.

Para o Sistema de Gestão da Qualidade esses formulário são muito importantes, pois essas melhorias são as evidências de que o sistema de gestão está em um processo de melhoria contínua.

Cabe aos responsáveis encontrar a melhor forma para que esses registros se tornem parte do processo de cada um no dia a dia, acabando com as correrias que acontecem nas semanas que antecedem as auditorias, onde os registros são feitos apenas para o auditor.

A organização deve trabalhar de forma que o Sistema de Gestão da Qualidade seja contínuo e não apenas na semana das auditoras.

Igor Furniel

Igor Furniel

Presidente da Templum Consultoria Online, que em 2010 criou o conceito de consultoria online e hoje se dedica a prestar consultoria, através de uma plataforma tecnológica, para implementação de sistemas de gestão, como ISO 9001, ISO 14001, ISO 22000, planejamento estratégico, entre outros. A Templum tem como missão transformar o Brasil em um país mais forte, através de empresas mais fortes, capazes de gerar emprego e riqueza sustentável. Formado em administração pela Puc-Campinas, tem MBA em pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Igor Furniel