Daniela Albuquerque
Por Daniela Albuquerque

Requisito 0.2 – Princípios da Qualidade.

Temos nesse blog a missão de levar conhecimento sobre normas de sistemas de gestão e com a mudança recente da ISO 9001 vamos ajudá-los com a interpretação desse requisito. Por isso, a partir dessa semana vamos publicar semanalmente explicações sobre cada um dos requisitos da ISO 9001:2015. Vamos começar essa semana com o Requisito 0.2 […]


Temos nesse blog a missão de levar conhecimento sobre normas de sistemas de gestão e com a mudança recente da ISO 9001 vamos ajudá-los com a interpretação desse requisito. Por isso, a partir dessa semana vamos publicar semanalmente explicações sobre cada um dos requisitos da ISO 9001:2015.

Vamos começar essa semana com o Requisito 0.2 – Princípios da Qualidade.

Uma das mudanças da ISO 9001 na versão 2015 é a revisão dos Princípios da Qualidade, que antes eram 08 e agora são apenas 07. Veja abaixo quais são esses tópicos que permaneceram após a revisão:

  1. Foco no cliente
  2. Liderança;
  3. Engajamento das pessoas;
  4. Abordagem de processos;
  5. Melhoria;
  6. Tomada de decisão baseada em evidência;
  7. Gestão de relacionamento.

O que mudou em relação às versões antigas é a incorporação do princípio Abordagem de sistemas à Gerencia aos outros 07 conceitos. Até aí, tudo certo! 

Mas, pensando de forma prática, qual é a real função dos princípios da qualidade?

No dicionario, a definição de princípio é fundamento ou essência, então os princípios da qualidade têm a função de indicar a essência de um sistema de gestão. Isso quer dizer que ao finalizar uma implementação da ISO 9001, temos que ser capazes de identificar os 07 princípios da qualidade em nossa empresa.

Para mim, sempre que quero saber se o sistema foi implementado de forma eficaz, sempre recorro ao meu “check list mental dos princípios da qualidade” e realizo as seguintes perguntas:

01. A empresa consegue demonstrar que atende às necessidades do cliente?

02. A liderança da empresa está comprometida com o resultado a ser entregue e atua de forma clara criando condições para que todos consigam atingir seus objetivos?

03. A empresa consegue manter pessoas competentes engajadas com o sucesso da organização?

04. A empresa consegue gerenciar suas atividades como processos inter-relacionados ou atua de forma departamental, ou seja, cada departamento por si?

05. A empresa atua com foco na melhoria ou fica apagando incêndios de forma recorrente?

06. A empresa possui indicadores relevantes para o negócio de forma a consegir ter dados para tomar decisões com base em evidência?

07. A empresa gerencia seus relacionamentos com parceiros, fornecedores e partes interessadas de forma benéfica?

Se a empresa conseguir demonstrar de forma clara o atendimento a esse check list, quer dizer que a empresa possui um sistema de gestão de forma eficaz. Isso porque os princípios da qualidade são pré-requisitos para a ISO 9001, então um bom sistema de gestão passa obrigatoriamente por esses tópicos.

Então, se nunca soube como utilizar na prática os princípios da qualidade, tenta incluí-los em seu check list de auditoria a fim de evidenciar a eficácia do seu sistema de gestão! Tenho certeza que vai gostar do resultado!

Um bom trabalho e até a próxima semana com o requisito 0.3 – Abordagem de Processo.

Daniela Albuquerque

Daniela Albuquerque

Sócia e Especialista Chave em Templum Consultoria
Por ser apaixonada por qualidade e melhoria contínua de negócios e pessoas sou a Sócia Responsável pelo Sucesso do Cliente na Templum por meio de mentoria e treinamento interno das equipes de consultores e atendimento ao cliente e da elaboração de produtos, treinamentos e conteúdos que permitem o fortalecimento das empresas.
Formada em Comunicação Social, MBA em Gestão de Negócios e especialista em Sistemas de Gestão Integrada.
Daniela Albuquerque