Daniela Albuquerque
Por Daniela Albuquerque

Programa de Qualidade em Cartórios – PQTA

Antigamente, os cartórios eram administrados conforme a herança passada de pai para filho. Ou seja, uma determinada família administrava-o e com o passar do tempo, repassava esta atividade para membros sucessores. Após a Constituição Federal de 1988, esta titularidade passou a ser condicionada por concursos públicos. Com essa mudança, o Ministério da Justiça passou a […]


Antigamente, os cartórios eram administrados conforme a herança passada de pai para filho. Ou seja, uma determinada família administrava-o e com o passar do tempo, repassava esta atividade para membros sucessores.

Após a Constituição Federal de 1988, esta titularidade passou a ser condicionada por concursos públicos. Com essa mudança, o Ministério da Justiça passou a fiscalizar todos os cartórios do país com o objetivo de assegurar o seu bom funcionamento. Portanto, se você administra um cartório e pretende ter processos mais eficazes, vale a pena conhecer o Programa de Qualidade em Cartórios. Acompanhe os detalhes a seguir e entenda.

Principais obstáculos em Cartórios

Atualmente é muito comum grande parte do público estar insatisfeito com o atendimento e serviços prestados pelos cartórios de todo país. Este cenário acontece em grande parte por:

  • Tempo excessivo para atendimento do público;
  • Processos lentos e desorganizados;
  • Profissionais despreparados para prestar informação e serviços ao público;
  • Falta de informação visível sobre requisitos e políticas;
  • Tecnologia ultrapassada ou falta de sistemas apropriados;
  • Localização inadequada e difícil acessibilidade;
  • Falta de segurança em caixas ou locais inadequados para recebimento de dinheiro, entre outros.

Busca pela qualidade

A busca pela qualidade em cartórios nem sempre é uma tarefa fácil para os seus administradores. Saber o que é preciso melhorar e como deve ser realizado as otimizações, pode ser uma das tarefas mais difíceis nesta busca.

Para guiar os tabeliães no processo de qualidade de seus cartórios, é interessante se apoiar na ISO 9001 que é a norma oficial para a qualidade em processos. Além disso, existe também a NBR 15906 que tem o foco na gestão empresarial para serviços notariais e de registro.

Essas duas normas podem servir de guias para que os cartórios possam conhecer os pontos fundamentais para melhorarem a qualidade dos serviços prestados.

Vale destacar ainda que a contratação de consultorias focadas nessas normas, poderá auxiliar ainda mais na implementação da qualidade no cartório.

Programa de Qualidade em Cartórios

Promover a qualidade é fundamental para qualquer empresa e quando o assunto são cartórios, também não é diferente. E para incentivar este setor, a ANOREG (Associação dos Notários e Registradores) realiza anualmente o Prêmio de Qualidade Total ANOREG (PQTA).

O Prêmio visa reconhecer os serviços Notariais e de Registro de todo o país, que apresentam os requisitos de qualidade e eficiência em gestão organizacional e prestação de serviços ao público.

Atualmente o prêmio está em sua 11ª edição e todos os cartórios brasileiros podem se inscrever para participar.

Porque participar?

Ao optar pelo Programa de Qualidade em Cartórios sua empresa será capaz de desfrutar os seguintes benefícios:

  • Equipe motivada, envolvida e consciente;
  • Satisfação e fidelização do público;
  • Melhoria da imagem do cartório e aumento de credibilidade perante a população local;
  • Diferencial competitivo perante os concorrentes;
  • Serviços realizados com melhor qualidade e eficiência;
  • Redução de custos devido a otimização de processo;

 

Assim como qualquer empresa precisa investir em sua qualidade para conquistar melhores resultados, os cartórios também devem seguir neste mesmo caminho.

Diferente do que ocorria antigamente, hoje os cartórios precisam mostrar resultados para manterem-se ativos. E para a conquista desses resultados, é necessário que se invista em qualidade para otimizar processos, melhorar o atendimento, diminuir custos, entre outros fatores necessários.

Portanto, se preparar para participar do Prêmio de Qualidade Total ANOREG, pode ser uma porta que se abre para que o cartório alcance melhores desempenhos e seja visto pelo público com maior credibilidade.

Gostou da dica? E você, como tem qualificado seu cartório? Deixe comentário abaixo:

Daniela Albuquerque

Daniela Albuquerque

Sócia e Especialista Chave em Templum Consultoria
Por ser apaixonada por qualidade e melhoria contínua de negócios e pessoas sou a Sócia Responsável pelo Sucesso do Cliente na Templum por meio de mentoria e treinamento interno das equipes de consultores e atendimento ao cliente e da elaboração de produtos, treinamentos e conteúdos que permitem o fortalecimento das empresas.
Formada em Comunicação Social, MBA em Gestão de Negócios e especialista em Sistemas de Gestão Integrada.
Daniela Albuquerque