Daniela Albuquerque
Por Daniela Albuquerque

Quais as diferenças entre o sistema ISO 9001 e o PBQP-H?

Existe uma diferença básica entre as normas ISO 9001 e PBQP-H: A ISO 9001 é uma norma internacional que possui requisitos para um Sistema de Gestão da Qualidade aplicável a todo tipo de empresa. O PBQP-H é uma norma nacional que possui requisitos para um Sistema de Gestão da Qualidade, baseada na norma ISO 9001 aplicável […]


Existe uma diferença básica entre as normas ISO 9001 e PBQP-H:

A ISO 9001 é uma norma internacional que possui requisitos para um Sistema de Gestão da Qualidade aplicável a todo tipo de empresa.

O PBQP-H é uma norma nacional que possui requisitos para um Sistema de Gestão da Qualidade, baseada na norma ISO 9001 aplicável somente às empresas do ramo de Construção Civil.

Em geral, os requisitos do PBQP-H são os mesmos da ISO 9001. A diferença se acentua nos controles de registros específicos para serviços e materiais voltados à construção civil e na elaboração do plano de qualidade da obra.

Uma empresa certificada PBQP-H pode também certificar-se ISO 9001, visto que os requisitos normativos estão contemplados.

Para obter as certificações, tanto a ISO 9001 como o PBQP-H, as empresas deverão ser submetidas à auditoria externa por organismo certificador credenciado junto ao INMETRO. O PBQP-H pode ser certificado por níveis (C, B e A), sendo que o nível A contempla todos os requisitos normativos.

Daniela Albuquerque

Daniela Albuquerque

Sócia e Especialista Chave em Templum Consultoria
Por ser apaixonada por qualidade e melhoria contínua de negócios e pessoas sou a Sócia Responsável pelo Sucesso do Cliente na Templum por meio de mentoria e treinamento interno das equipes de consultores e atendimento ao cliente e da elaboração de produtos, treinamentos e conteúdos que permitem o fortalecimento das empresas.
Formada em Comunicação Social, MBA em Gestão de Negócios e especialista em Sistemas de Gestão Integrada.
Daniela Albuquerque