tiago
Por tiago

Meu fornecedor é certificado ISO 9001 e está me dando problemas

Com certeza você que é empresário  já passou por situações de insatisfação com produtos ou serviços de algum fornecedor, mas e quando esse fornecedor é uma empresa certificada ISO 9001? Em primeiro lugar seria interessante você entrar em contato com a empresa e expor suas reclamações, isso pode ser feito por e-mail, telefone ou até […]


Com certeza você que é empresário  já passou por situações de insatisfação com produtos ou serviços de algum fornecedor, mas e quando esse fornecedor é uma empresa certificada ISO 9001?

Em primeiro lugar seria interessante você entrar em contato com a empresa e expor suas reclamações, isso pode ser feito por e-mail, telefone ou até fazer uma visita à empresa.

Seu fornecedor por ter o certificado ISO 9001, é obrigado a investigar sua reclamação, e tomar as ações apropriadas para evitar as chances de repetição de tal fato. Se mesmo assim ele continua a fornecer produtos ou serviços não conformes, não da retorno a suas reclamações,  isto é uma indicação de que existem problemas no sistema de gestão da qualidade. Então o próximo passo é entrar em contato com  a pessoa responsavlel pelo Ssitema de Gestão da Qualidade, o RD (representante da direção), para buscar esclarecimentos de suas reclamações.

Se você ainda continua insatisfeito com a resposta de seu fornecedor, e se ele é certificado por um organismo de certificação independente,  você

deveria chamar a atenção do organismo de certificação para o fato. Você pode encontrar o nome do organismo de certificação no certificado do fornecedor. O organismo de certificação investigará os problemas durante suas auditorias periódicas do SGQ do fornecedor, ou, em casos críticos, pode decidir levar a efeito uma investigação adicional específica ou então chegar a conclusão que tal fornecedor não é bom suficiente para continuar lhe fornecendo produtos ou serviços.

Fonte: www.iso.org/iso