Daniela Albuquerque
Por Daniela Albuquerque

Um Raio X das empresas certificadas

Segundo dados do Inmetro, existem 6.952 empresas certificadas com a ISO 9001, pelo Brasil inteiro. Um número extremamente baixo, se considerarmos que em 2005 existiam mais de 10 milhões de empresas, e provavelmente hoje este número está muito maior. Dessas que possuem o Selo ISO, 1.031 atuam em atividades imobiliárias, locações e prestação de serviços; […]


Segundo dados do Inmetro, existem 6.952 empresas certificadas com a ISO 9001, pelo Brasil inteiro. Um número extremamente baixo, se considerarmos que em 2005 existiam mais de 10 milhões de empresas, e provavelmente hoje este número está muito maior.

Dessas que possuem o Selo ISO, 1.031 atuam em atividades imobiliárias, locações e prestação de serviços; 777 são da construção civil; 501 atuam na área de transporte, armazenagem e telecomunicações, além de 429 no setor de comércio e construção de veículos automotores, bens pessoais e domésticos.

Isso mostra que a maior parte das organizações certificadas está ligada ao consumidor final, seja na produção de bens e serviços ou no “meio de campo” entre indústria e cliente. Ou seja, além de uma ferramenta de marketing (como vimos no post A ISO 9001 aliada ao marketing) e de fidelização do cliente.

Outro fato interessante é o setor da construção civil possuir o segundo maior número de empresas certificadas. Em uma época de boom imobiliário, é importante para as pessoas ter a segurança da certificação, seja na construção e na garantia de entrega do negócio.

O lado negativo da divulgação é a ausência de empresas certificadas nas áreas de extração de petróleo bruto e gás natural; indústrias extrativistas e organizações estrangeiras.

Daniela Albuquerque

Daniela Albuquerque

Sócia e Especialista Chave em Templum Consultoria
Por ser apaixonada por qualidade e melhoria contínua de negócios e pessoas sou a Sócia Responsável pelo Sucesso do Cliente na Templum por meio de mentoria e treinamento interno das equipes de consultores e atendimento ao cliente e da elaboração de produtos, treinamentos e conteúdos que permitem o fortalecimento das empresas.
Formada em Comunicação Social, MBA em Gestão de Negócios e especialista em Sistemas de Gestão Integrada.
Daniela Albuquerque