Daniela Albuquerque
Por Daniela Albuquerque

Vamos entender o Mapeamento dos Processos?

Uma das principais finalidades do Mapeamento dos Processos é criar um desenho sistêmico das atividades de uma organização, de modo a evidenciar quais áreas ou funções participam do processo e se estão ou não agregando valor à empresa como um todo. Podemos dizer que é uma fotografia do processo, que mostra como e onde se […]


Uma das principais finalidades do Mapeamento dos Processos é criar um desenho sistêmico das atividades de uma organização, de modo a evidenciar quais áreas ou funções participam do processo e se estão ou não agregando valor à empresa como um todo.

Podemos dizer que é uma fotografia do processo, que mostra como e onde se aplica a participação de cada processo dentro de um todo.

O Mapeamento dos Processos é uma ferramenta gerencial utilizada em diversas situações, principalmente quando a direção quer ter uma visão do todo para tomadas de decisões estratégicas, podendo inclusive indicar metas para os processos, de acordo com as atividades que são executadas e sua importância.

De modo geral, o Mapeamento dos Processos é utilizado quando se pretende implementar algo novo na empresa, tais como um sistema de gestão, uma proposta para redução de custos ou alocação de mão de obra, entre outros.

Resumindo: o resultado do mapeamento é uma representação gráfica que demonstra o fluxo operacional, a relação entre os diferentes processos e o diagnóstico dos processos e dos negócios. Através dos mapas é possível calcular os custos para cada processo, atividade ou tarefa, bem como o prazo de execução, os responsáveis, o pessoal alocado e o tempo de dedicação de cada recurso e, com isso, estabelecer melhorias.

 

Daniela Albuquerque

Daniela Albuquerque

Sócia e Especialista Chave em Templum Consultoria
Por ser apaixonada por qualidade e melhoria contínua de negócios e pessoas sou a Sócia Responsável pelo Sucesso do Cliente na Templum por meio de mentoria e treinamento interno das equipes de consultores e atendimento ao cliente e da elaboração de produtos, treinamentos e conteúdos que permitem o fortalecimento das empresas.
Formada em Comunicação Social, MBA em Gestão de Negócios e especialista em Sistemas de Gestão Integrada.
Daniela Albuquerque