Skip to main content
Tempo de Leitura: 2 minutos

Hoje, grande maioria das empresas almeja a implantação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) através da norma internacional ISO 14001. Todas elas desejam desfrutar os benefícios proporcionados pela sistematização da gestão ambiental.

Mas desejar um SGA certificado não é suficiente para que ele se torne uma realidade na organização e traga todos os benefícios que se queiram. A solidez de um SGA depende necessariamente de um conjunto de ações que revelam o nível de comprometimento organizacional, desde as posições operacionais até o topo hierárquico representado pela Alta Direção.

A Alta Direção demonstra seu comprometimento através da Política Ambiental. Esta norteará todas as ações do sistema em todos os seus níveis de operação, deixando claros os interesses da organização junto a todas as partes interessadas no desempenho ambiental do negócio.

Consultoria ISO 14001

Porém, a organização normalmente é composta por uma diversidade de variáveis, como: a cultura e nível de formação dos colaboradores, infraestrutura gerencial e operacional, conjunto de políticas, missão, valores e disponibilidade de investimentos. Todas devem ser consideradas na implementação e melhoria contínua do SGA. Independentemente do nível de importância dada a estas variáveis, é imprescindível que os colaboradores-chave sejam constantemente estimulados dentro das atividades essenciais para a consolidação do sistema de gestão.

Normalmente os colaboradores são resistentes à inclusão de mais funções em suas atividades, já que acreditam não terem responsabilidades sobre determinados aspectos da organização. A grande questão é que, quando se fala em preservação ambiental, prevenção da poluição, produção mais limpa ou economia de recursos, a responsabilidade é de todos. Esta responsabilidade não deve ser imposta pela direção, mas ser inserida por meio da conscientização efetiva sobre a crise ambiental resultante do modelo tradicional de desenvolvimento.

Por isso, é importante que a Alta Administração demonstre participação ativa durante a construção e manutenção do SGA, fornecendo continuamente as bases que sustentarão todas as atividades relacionadas ao sistema.

 

Daniela Albuquerque

Diretora Técnica na Templum Consultoria

Sem comentários

  • o que faz o contato com a certificadora
    o que faz auditoria de adequação
    o que faz auditoria de conformidade
    o que faz auditoria de não acompanhamento
    o que faz emissão do certificado
    o que faz a manutenção do SGA
    aguardo a resposta no meu e-mail
    obrigado

    • Olá Maria das Graças, tudo bem?

      O contato com a certificadora deve partir da empresa interessada, é sugerido que seja feito com 60 dias de antecedência.
      Auditoria é um processo sistemático que busca a conformidade com os requisitos e disposições planejadas previamente.
      Existem 3 tipos de auditoria:
      – Auditoria de 1a parte: são as auditoria internas realizadas pela própria organização ou em seu nome;
      – Auditoria de 2a parte: são realizadas por partes que têm um interesse na organização, clientes ou em fornecedores;
      – Auditoria de 3a parte: são realizadas por organizações externas de auditoria independente, tais como organizações que provêm a recomendação para certificados ou registros, que chamamos de auditoria de certificação, auditoria de manutenção (realizadas periodicamente dentro do prazo de validade do certificado) e auditoria de recertificação.

      O certificado é emitido pelo organismo certificador (que é acreditado pelo INMETRO) após conclusão da auditoria de certificação.

      Infelizmente alguns dos termos mencionados desconheço, espero que tenha ficado claro.

      Qualquer outra dúvida estou a disposição.

      Atenciosamente,
      Thais Cargnelutti
      Especialista Templum

  • Adilson disse:

    Minha empresa já é certificada pela NBR ISO 9001:2008. Agora estamos buscando a Certificação NBR ISO 14001:2004, pretendemos Certificar a 14001 junto com a recertificação da 9001. Já posso mudar minha Política do SIG antes da nova certificação ? E se eu adiar minha certificação da 14001, o Auditor da 9001 pode cobrar as ações adaptadas (Política e Procedimentos) a 14001 ? Posso mudar também os Procedimentos do SIG e dos Setores antes da nova Certificação ? Por favor preciso que me evidencie as respostas. Grato.

    • Olá Adenilson, tudo bem?

      Em primeiro lugar, muito obrigada pelo seu contato em nosso blog! Ficamos muito felizes com a sua participação.

      Respondendo a sua pergunta, sim, você pode já fazer as alterações nas documentações para a integração dos sistemas e caso tenha uma auditoria apenas de 9001 nesse intervalo, o auditor irá avaliar apenas os aspectos relativos à norma que está sendo auditada, não podendo cobrar as ações da 14001.

      Inclusive, o auditor normalmente avalia como um ponto positivo esse processo de integração.

      Parabéns pela iniciativa!

      Qualquer duvida, por favor nos avisar! Estamos à disposição para ajudá-lo!

      Atenciosamente,

      Daniela Albuquerque
      Especialista