E-book: 7 problemas que impedem sua consultoria faturar 7 dígitos no ano
Saiba quais são os 7 problemas:
- Vender o único recurso finito que temos: nosso tempo;
- Entregar muita coisa ao mesmo tempo;
- Enxergar a equipe de vendas como custo e não como investimento;
- Não se apoiar em tecnologia para escalar seu negócio;
- E muito +!
Baixe o e-book abaixo e entenda mais sobre os 7 problemas que impedem a sua consultoria de crescer e os benefícios de resolve-los o quanto antes!
Empreendedor do setor de consultoria, você sabe que o caminho para o sucesso é repleto de desafios. Este ebook foi criado para identificar os principais problemas que podem estar impedindo sua consultoria de atingir um faturamento expressivo e como solucioná-los para alcançar o crescimento desejado.
Problema 1: Centralização do Relacionamento com o Cliente
Descrição:
- Muitos consultores centralizam o relacionamento com os clientes, impedindo a escalabilidade do negócio e tornando-se reféns do seu próprio conhecimento e esforço.
Solução:
- Desenvolva processos e sistemas que permitam delegar tarefas e compartilhar conhecimento com a equipe. Automatize o máximo possível para garantir que o atendimento ao cliente não dependa exclusivamente de você.
Benefícios:
- Maior clareza na precificação dos projetos.
- Aumento da percepção de valor com entregáveis claros.
- Sair do “teto” de cobrança de um projeto com base em horas de trabalho.
- Inclusão do esforço fora do atendimento ao cliente no valor do projeto.
Problema 2: Falta de Clareza nos Entregáveis
Descrição:
- Projetos sem escopos claramente definidos levam a retrabalhos e a sobrecarga de trabalho.
Solução:
- Defina claramente os entregáveis de cada projeto desde o início e negocie qualquer mudança de escopo conforme necessário.
Benefícios:
- Clareza sobre o papel do consultor.
- Atribuição de valor ao conhecimento do consultor.
- Evitar sobrecarga de trabalho.
- Lista de problemas enfrentados pela empresa para elaborar novas soluções e abordagens comerciais.
Problema 3: Inadequação da Solução Apresentada
Descrição:
- A inadequação da solução apresentada às necessidades do cliente é uma das principais causas de não fechamento de vendas.
Solução:
- Enxergue a área de vendas como um investimento e um laboratório de desenvolvimento de produtos, coletando dados estruturados do seu público para estar sempre à frente do mercado.
Benefícios:
- Trazer inovação para o seu negócio.
- Tornar-se uma empresa customer centric.
- Trazer uma mentalidade de projeto, com ROI atrelado ao resultado da equipe.
- Estar antenado com as melhores práticas do mercado.
- Evoluir seu repertório de soluções junto aos seus clientes.
Problema 4: Falta de Tecnologia
Descrição:
- Atender clientes com métodos analógicos limita a eficiência e a escalabilidade da consultoria.
Solução:
- Adote tecnologias que permitam o gerenciamento de projetos em tempo real, automatizando tarefas e facilitando a comunicação e o acompanhamento do progresso.
Benefícios:
- Aumentar o lucro da operação.
- Mais tempo de qualidade para descanso, sem necessidade de atualizar status de projeto no final de semana.
- Adquirir mais clientes.
- Aumentar a proposta de valor da sua solução ao agregar tecnologia.
- Ter controle do projeto em tempo real.
Problema 5: Falta de Dados de Decisão
Descrição:
- Sem dados precisos, a melhoria contínua do processo de consultoria acontece de forma empírica.
Solução:
- Utilize ferramentas que permitam coletar e analisar dados sobre o desempenho dos projetos e o esforço de atendimento.
Benefícios:
- Entender o real esforço do seu serviço e precificar adequadamente.
- Indicar os limites da vida pessoal e profissional para o cliente.
- Maior qualidade de vida ao conseguir desligar do serviço fora do horário.
- Usar o tempo livre para retroalimentação do seu processo de consultoria, tornando-o mais produtivo.
- Saber quanto seu cliente custa para você.
Problema 6: Falta de Padronização dos Projetos
Descrição:
- Projetos personalizados sem um processo padronizado de metodologia e coleta de dados resultam em retrabalhos e perda de tempo.
Solução:
- Padronize os processos de consultoria, desde o diagnóstico até a entrega do resultado, para garantir consistência e eficiência.
Benefícios:
- Entendimento claro do entregável de cada solução.
- Possibilidade de trazer maior responsabilidade ao cliente, invertendo o papel da coleta de dados.
- Controle do esforço de aplicação de cada ferramenta.
- Usar o tempo livre para retroalimentação do seu processo de consultoria, tornando-o mais produtivo.
Problema 7: Falta de Atualização e Inovação
Descrição:
- Consultores que não se atualizam e não adotam novas práticas e ferramentas perdem competitividade no mercado.
Solução:
- Invista em conhecimento e novas tecnologias para estar preparado para atender às novas demandas do mercado.
Benefícios:
- Atuação em projetos mais atualizados.
- Projetos com maior valor agregado por se tratar de um conhecimento escasso.
- Adaptação às novas práticas e exigências do mercado, garantindo a competitividade e o crescimento da consultoria.
Conclusão
Resolver esses problemas é essencial para transformar sua consultoria e alcançar o faturamento desejado. Com processos bem definidos, uso de tecnologia, coleta de dados e atualização contínua, sua consultoria estará pronta para crescer de forma sustentável e lucrativa.