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E-book: 7 problemas que impedem sua consultoria faturar 7 dígitos no ano

Saiba quais são os 7 problemas:

  • Vender o único recurso finito que temos: nosso tempo;
  • Entregar muita coisa ao mesmo tempo;
  • Enxergar a equipe de vendas como custo e não como investimento;
  • Não se apoiar em tecnologia para escalar seu negócio;
  • E muito +!

Baixe o e-book  abaixo e entenda mais sobre os 7 problemas que impedem a sua consultoria de crescer e os benefícios de resolve-los o quanto antes!

Empreendedor do setor de consultoria, você sabe que o caminho para o sucesso é repleto de desafios. Este ebook foi criado para identificar os principais problemas que podem estar impedindo sua consultoria de atingir um faturamento expressivo e como solucioná-los para alcançar o crescimento desejado.

Problema 1: Centralização do Relacionamento com o Cliente

Descrição:

  • Muitos consultores centralizam o relacionamento com os clientes, impedindo a escalabilidade do negócio e tornando-se reféns do seu próprio conhecimento e esforço.

Solução:

  • Desenvolva processos e sistemas que permitam delegar tarefas e compartilhar conhecimento com a equipe. Automatize o máximo possível para garantir que o atendimento ao cliente não dependa exclusivamente de você.

Benefícios:

  • Maior clareza na precificação dos projetos.
  • Aumento da percepção de valor com entregáveis claros.
  • Sair do “teto” de cobrança de um projeto com base em horas de trabalho.
  • Inclusão do esforço fora do atendimento ao cliente no valor do projeto​​.

Problema 2: Falta de Clareza nos Entregáveis

Descrição:

  • Projetos sem escopos claramente definidos levam a retrabalhos e a sobrecarga de trabalho.

Solução:

  • Defina claramente os entregáveis de cada projeto desde o início e negocie qualquer mudança de escopo conforme necessário.

Benefícios:

  • Clareza sobre o papel do consultor.
  • Atribuição de valor ao conhecimento do consultor.
  • Evitar sobrecarga de trabalho.
  • Lista de problemas enfrentados pela empresa para elaborar novas soluções e abordagens comerciais​​.

Problema 3: Inadequação da Solução Apresentada

Descrição:

  • A inadequação da solução apresentada às necessidades do cliente é uma das principais causas de não fechamento de vendas.

Solução:

  • Enxergue a área de vendas como um investimento e um laboratório de desenvolvimento de produtos, coletando dados estruturados do seu público para estar sempre à frente do mercado.

Benefícios:

  • Trazer inovação para o seu negócio.
  • Tornar-se uma empresa customer centric.
  • Trazer uma mentalidade de projeto, com ROI atrelado ao resultado da equipe.
  • Estar antenado com as melhores práticas do mercado.
  • Evoluir seu repertório de soluções junto aos seus clientes​​.

Problema 4: Falta de Tecnologia

Descrição:

  • Atender clientes com métodos analógicos limita a eficiência e a escalabilidade da consultoria.

Solução:

  • Adote tecnologias que permitam o gerenciamento de projetos em tempo real, automatizando tarefas e facilitando a comunicação e o acompanhamento do progresso.

Benefícios:

  • Aumentar o lucro da operação.
  • Mais tempo de qualidade para descanso, sem necessidade de atualizar status de projeto no final de semana.
  • Adquirir mais clientes.
  • Aumentar a proposta de valor da sua solução ao agregar tecnologia.
  • Ter controle do projeto em tempo real​​.

Problema 5: Falta de Dados de Decisão

Descrição:

  • Sem dados precisos, a melhoria contínua do processo de consultoria acontece de forma empírica.

Solução:

  • Utilize ferramentas que permitam coletar e analisar dados sobre o desempenho dos projetos e o esforço de atendimento.

Benefícios:

  • Entender o real esforço do seu serviço e precificar adequadamente.
  • Indicar os limites da vida pessoal e profissional para o cliente.
  • Maior qualidade de vida ao conseguir desligar do serviço fora do horário.
  • Usar o tempo livre para retroalimentação do seu processo de consultoria, tornando-o mais produtivo.
  • Saber quanto seu cliente custa para você​​.

Problema 6: Falta de Padronização dos Projetos

Descrição:

  • Projetos personalizados sem um processo padronizado de metodologia e coleta de dados resultam em retrabalhos e perda de tempo.

Solução:

  • Padronize os processos de consultoria, desde o diagnóstico até a entrega do resultado, para garantir consistência e eficiência.

Benefícios:

  • Entendimento claro do entregável de cada solução.
  • Possibilidade de trazer maior responsabilidade ao cliente, invertendo o papel da coleta de dados.
  • Controle do esforço de aplicação de cada ferramenta.
  • Usar o tempo livre para retroalimentação do seu processo de consultoria, tornando-o mais produtivo​​.

Problema 7: Falta de Atualização e Inovação

Descrição:

  • Consultores que não se atualizam e não adotam novas práticas e ferramentas perdem competitividade no mercado.

Solução:

  • Invista em conhecimento e novas tecnologias para estar preparado para atender às novas demandas do mercado.

Benefícios:

  • Atuação em projetos mais atualizados.
  • Projetos com maior valor agregado por se tratar de um conhecimento escasso.
  • Adaptação às novas práticas e exigências do mercado, garantindo a competitividade e o crescimento da consultoria​​.

Conclusão

Resolver esses problemas é essencial para transformar sua consultoria e alcançar o faturamento desejado. Com processos bem definidos, uso de tecnologia, coleta de dados e atualização contínua, sua consultoria estará pronta para crescer de forma sustentável e lucrativa.