A solução para sua construtora controlar os serviços executados
A Ficha de Verificação de Serviço é uma ferramenta fundamental para a construção civil. Isso porque ela garante a qualidade dos procedimentos dos serviços controlados. Assim como assegura que cada uma das etapas do longo processo de uma construção sejam cumpridas – da melhor maneira e com os melhores resultados possíveis. Tudo isso para que cada uma das atividades sejam realizadas estando em conformidade com as normas vigentes.
Já que o Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H) prevê um conjunto de ações essenciais para as construções, é fundamental que essas ações estejam organizadas e sejam coordenadas. Desse modo, com a Ficha de Verificação de Serviços, é possível indicar e controlar muitos erros.
Pensando na necessidade da construção civil em centralizar o controle dos procedimentos de um projeto, a Templum criou uma série de soluções para a gestão à distância da construção civil. Seja para este momento em que a pandemia assola muitos negócios, ou para depois, a fim de digitalizar a sua construtora, essas soluções para construção civil garantem diversos benefícios.
Afinal, a necessidade da digitalização da gestão de construtoras é uma realidade. E, para que isso ocorra, a Templum desenvolveu uma plataforma de gestão online que permite que as suas informações sejam coletadas, consolidadas e atualizadas em tempo real. Assim, a plataforma é nutrida por uma série de aplicativos especializados nas necessidades da gestão de uma construtora.
O aplicativo de Ficha de Verificação de Serviço é um desses aplicativos que alimenta a plataforma e garante maior eficiência na gestão. Confira:
Como o aplicativo de Ficha de Verificação de Serviço funciona
Quem é certificado em PBQP-H sabe que a Ficha de Verificação de Serviço é fundamental e não tem como deixar de usá-la. Hoje, a maior parte das empresas ainda faz uso dessa ficha impressa em papel, apoiada em uma prancheta e checando os itens com caneta. Isso pode significar um risco ao serviço. Porque há uma série de informações sobre o andamento e a produtividade da obra, mas que ficam perdidas por não serem tabuladas. Então deixa-se de ter facilmente acesso às informações de perda de produtividade em obra.
Mas mais do que preencher uma folha para que o procedimento seja concluído, é preciso que essas informações sejam analisadas. Com o aplicativo e com a automatização dessas informações, torna-se possível compreender quais as melhores equipes, por exemplo. Assim como os melhores profissionais, quais atividades precisam de mais treinamento e quais estão gastando mais tempo.
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Acreditamos que o acesso à informação de qualidade rompe barreiras, aproxima pessoas, diminui as desigualdades.
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Usando o celular
Então, através de um dispositivo amplamente utilizado, como é o celular, na palma da sua mão, você poderá montar a sua própria Ficha de Verificação de Serviço baseada em cada um dos seus projetos que estão em andamento. E assim verificar de fato como está o andamento de cada serviço. Também pensando em como e o que deve ser feito para evitar o retrabalho e com o objetivo de melhorá-los.
Ou seja, você poderá acrescentar todas as informações necessárias na sua Ficha de Verificação de Serviço para que a obra continue funcionando da melhor maneira possível. Isso porque cada uma das etapas tem a sua própria Ficha de Verificação de Serviço e pode ser descrito com detalhes. Pois, ao modificar qualquer ponto, é preciso preencher as informações que o aplicativo pede. Tal como data e hora em que a tarefa foi concluída. Isso dá muito mais segurança e veracidade para a informação que está sendo compartilhada.
Depois de preencher no aplicativo, a dashboard é alimentada. Isso quer dizer que ela é atualizada instantaneamente. E, assim, o profissional da gestão que controla essa dashboard poderá acompanhar exatamente todos os passos e todas as decisões que são tomadas na obra. Tudo isso à distância e de maneira totalmente digital.
Aproveite e assista ao webinar com demonstração prática do uso do aplicativo e da dashboard:
Vantagens de uso do aplicativo de Ficha de Verificação de Serviço
Segundo o PBQP-H, os serviços controlados devem ser inspecionados por mais de um profissional da obra antes do serviço ser aprovado e liberado. É por este motivo que uma das vantagens desse aplicativo que alimenta a sua dashboard é a facilidade de acesso. Com as informações centralizadas em uma dashboard bem alimentada, as pessoas envolvidas no projeto têm muito mais praticidade ao acessar a Ficha de Verificação de Serviço e verificar se tudo está ocorrendo conforme deveria. Ou seja, sem chance da informação se perder em meio a grandes quantidades de papéis.
A segunda vantagem do aplicativo de Ficha de Verificação de Serviço é justamente a riqueza de detalhes. Afinal, quanto mais informações for possível transmitir, mais segurança gera para o projeto. E é por isso que nesse aplicativo, as alterações para cada verificação devem ser detalhadas. Tal como identificar o nome do projeto, a área inspecionada, qual a atividade, dia e horário da inspeção, o nome do responsável pela execução, etc.
A terceira vantagem é que garante que cada tarefa seja devidamente cumprida antes que se possa passar para a próxima. Assim como a aprovação e verificação de todas as etapas de um serviço antes que ele seja aprovado. Isso garante também a eliminação de retrabalho e/ou erros.