Métricas e os ODS no pilar environmental (Ambiental) do ESG
A Rio+20 em 2012 foi uma importante avaliação do progresso mundial em direção ao desenvolvimento sustentável. Um dos principais resultados da Rio+20 foi a convocação de um grupo de trabalho intergovernamental para desenvolver os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) com apoio técnico do sistema das Nações Unidas.
Uma mensagem importante é que o novo conjunto de metas deve considerar cuidadosamente e equilibrar as três dimensões do desenvolvimento sustentável (ambiental, social e governança). Desde então, muitas partes interessadas propuseram diferentes tipos de ODS, culminando em um total de 17 metas.
Os 17 objetivos dos ODS
- Acabar com a pobreza em todas as suas formas em todos os lugares
- Acabar com a fome, além disso, alcançar a segurança alimentar e melhorar a nutrição e promover a agricultura sustentável
- Garantir uma vida saudável e promover o bem-estar para todas as idades
- Garantir uma educação de qualidade inclusiva bem como equitativa e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
- Alcançar a igualdade de gênero e capacitar todas as mulheres e meninas
- Garantir disponibilidade e gestão sustentável da água e do saneamento para todos
- Garantir o acesso a energia acessível, confiável, sustentável e moderna para todos
- Promover crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos
- Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação
- Reduzir a desigualdade dentro e entre os países
- Tornar as cidades e assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis
- Garantir padrões de consumo e produção sustentáveis
- Tome medidas urgentes para combater as mudanças climáticas e seus impactos
- Conservar e usar de forma sustentável os oceanos, mares e recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável
- Proteger, restaurar e promover o uso sustentável de ecossistemas terrestres, gerenciar florestas de forma sustentável, combater a desertificação e parar e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade
- Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes
- Fortalecer os meios de implementação e revitalização da Parceria Global para o Desenvolvimento Sustentável
Um conjunto único, equilibrado e abrangente de metas e agendas, universalmente aplicáveis a todos os países, com o objetivo de erradicar a pobreza em todas as suas formas, integrando o desenvolvimento sustentável em todas as suas dimensões, equilibrando as dimensões econômica, social e ambiental, com ou sem caráter aspiracional, transformacional, inclusiva e universal.
Foco ambiental nos ODS
Os ODS são abordados especificamente com foco ambiental, com os objetivos de:
- Garantir o acesso à água e saneamento para todos (ODS 6);
- Permitir o acesso à energia limpa (ODS 7);
- Assegurar trabalho decente e crescimento econômico sustentável (ODS 8);
- Promover o desenvolvimento industrial, fomentar a inovação e garantir a infraestrutura (ODS 9);
O que se propõe, no entanto, é uma abordagem integrada para a definição dos ODS. Com base nas lições aprendidas com as metas existentes, a estrutura metodológica integrada recomenda:
- Uma visão razoável e abrangente dos ODS, que será uma narrativa descrevendo os princípios subjacentes aos objetivos.
- O ambiente é um pré-requisito para o desenvolvimento socioeconômico.
- A pobreza não pode ser erradicada sem o desenvolvimento sustentável, e a sustentabilidade não pode ser alcançada sem a erradicação da pobreza.
Mas até agora, a relação entre desenvolvimento e meio ambiente não tem sido boa, pois o custo da melhoria dos padrões de vida tem sido o constante esgotamento dos recursos naturais, aumentando o impacto no meio ambiente.
Um desafio fundamental para os ODS é, portanto, como “dissociar” o desenvolvimento socioeconômico do uso excessivo de recursos e do aumento da degradação ambiental.
É aqui que entram as métricas dos ODS, permitindo uma integração equilibrada das três dimensões do desenvolvimento sustentável, adotando uma abordagem orientada para resultados para todas as questões transversais relevantes, levando em consideração as principais considerações ao aplicar uma abordagem sistêmica em diferentes domínios Interconexões entre questões e desafios são níveis relevantes para enfrentar os desafios emergentes.
E-book: ISO 14001 2015
Veja como a nova versão da norma ISO 14001 afetará o seu negócio.
- Tudo sobre a ISO 14001
- A questão da sustentabilidade
- Por que mudou?
- A nova estrutura da ISO 14001 e as principais mudanças
- A transição
- E muito +!
Baixe o e-book abaixo e saiba tudo sobre a nova versão da ISO 14001!
Métricas
Um mecanismo robusto de monitoramento e revisão para implementar a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável requer uma estrutura sólida de indicadores e estatísticas para monitorar o progresso, informar as políticas e garantir a responsabilidade de todas as partes interessadas.
A estrutura de indicadores globais é gerada com base na disponibilidade de dados globais e nacionais existentes, bem como na qualidade desses dados e sua relevância para metas específicas.
Isso resultou na classificação de 231 indicadores em 3 níveis, conforme descrito no relatório IAEG-SDG para a Comissão de Estatística.
À medida que as metodologias são desenvolvidas e a disponibilidade de dados aumenta, a hierarquia de classificação para muitos indicadores muda.
Os indicadores de nível 1 estabeleceram metodologias e dados amplamente utilizados. Os indicadores de nível 2 estabeleceram métodos existentes; no entanto, os dados não são facilmente encontrados. Os indicadores de nível 3 ainda não possuem uma metodologia acordada internacionalmente.
Qual a importância dos indicadores ambientais?
Quando mencionamos os indicadores de desempenho ambiental, falamos de medir os efeitos das técnicas e processos empregados pela organização que dizem respeito a sua performance ambiental. Essa ferramenta possibilita a avaliação das práticas adotadas pertencentes às políticas ambientais. Além disso, permite informar o desempenho às partes interessadas de uma empresa como clientes, parceiros e colaboradores.
Exemplos de indicadores de desempenho ambiental
Por exemplo, o impacto ambiental das atividades de uma empresa pode ser medido por métricas como a quantidade de resíduos sólidos ou líquidos gerados (toneladas ou metros cúbicos) e a quantidade de emissões de gases de efeito estufa por unidade produzida durante um determinado período.
A norma ISO 14031 regula toda a avaliação de desempenho e apresenta uma lista de possíveis indicadores, abrangendo organizações de diferentes portes e seus níveis de complexidade. O padrão leva em consideração métricas relacionadas ao seu tipo de atividade.
Por meio da análise dessas relações, pode-se avaliar não apenas o desempenho ambiental, mas também a produtividade e a competitividade.
As coleções dessas métricas desempenham um papel diferente, no entanto, isso varia de acordo com o setor da empresa. Essas métricas são comumente usadas por muitas empresas para garantir sua conformidade com os padrões e regulamentos do setor. Por exemplo, águas residuais produzidas no setor industrial devem seguir um conjunto de especificações para serem corretamente dispostas em corpos d’água.
Conclusão
Uma empresa que tem a preocupação de medir seu desempenho ambiental também tem a capacidade de avaliar sua performance relacionada a sua política ambiental, além de conseguir medir os benefícios e objetivos relacionados à área. A partir daí, é possível reconhecer previamente tanto as oportunidades quanto os riscos que a empresa pode assumir. Assim, esse comportamento auxilia na melhora do processo de tomada de decisão e reduz eventuais erros de operação que são prejudiciais para o meio ambiente e para a própria empresa.
O SB SEAL ESG garante que sua empresa esteja em consonância com os índices ESG. Os marcos regulatórios, os acordos globais bem como os critérios avaliados pelos principais investidores são estudados anualmente pela nossa equipe de sustentabilidade, o que garante a medida certa para cada requisito.
Mais do que certificar, a Templum em parceria com o SB Sustainable Business Solutions garante transmissão da informação, acompanhamento do plano de ação de melhoria e relatórios anuais para seu negócio. Entre em contato com nossos agentes para garantir que seu negócio seja certificado em práticas sustentáveis!
©️ Copyright – Templum em parceria com Equipe de Resarch SB Sustainable Business Solutions