O que é a pegada ecológica?
Algumas instituições criaram uma calculadora que mede esse impacto causado por cada um de nós no planeta e de acordo com o resultado, indica soluções que podem diminuir o valor encontrado. Esse cálculo é conhecido como Pegada Ecológica.
Hoje um dos temas mais frequentes em todos os meios de comunicação é a sustentabilidade, ainda mais com a discussões polêmicas como o novo código florestal aprovado em nosso congresso nacional, a proibição da distribuição de sacolas plásticas em supermercados e com a aproximação da Rio+20, evento que irá discutir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas.
Porém, essas discussões ainda permanecem muito no âmbito acadêmico e empresarial, mas na prática, como o estilo de vida de cada um de nós interfere no meio ambiente? Vocês já pararam para pensar nos impactos que as nossas ações cotidianas geram no consumo dos recursos naturais?
Pois bem, pensando nisso, algumas instituições criaram uma calculadora que mede esse impacto causado por cada um de nós no planeta e de acordo com o resultado, indica soluções que podem diminuir o valor encontrado. Esse cálculo é conhecido como Pegada Ecológica.
A seguir está um link para que possa fazer esse calculo e incluir pequenas ações em sua rotina para contribuir para um planeta mais saudável: http://www.footprintnetwork.org/en/index.php/GFN/page/calculators/
E então, vamos aderir a essa pegada?
E-book: ISO 14001 2015
Veja como a nova versão da norma ISO 14001 afetará o seu negócio.
- Tudo sobre a ISO 14001
- A questão da sustentabilidade
- Por que mudou?
- A nova estrutura da ISO 14001 e as principais mudanças
- A transição
- E muito +!
Baixe o e-book abaixo e saiba tudo sobre a nova versão da ISO 14001!
Acredito que toda a sociedade “quer” de alguma forma aderir a esta pegada! Mas ainda estamos engatinhando em direção a isto!
Os líderes mundiais e de governo precisam atacar diretamente a educação de nossas crianças e passar a mudar o conceito do estilo de vida de uma sociedade, hoje tão capitalista e consumista. Enquanto a preocupação for só o desenvolvimento econômico o tripé da sustentabilidade permanecerá desequilibrado. Vemos tantas reuniões que discutem os assuntos de forma acadêmica, leis sancionadas que não passam de um puchão de orelha aos infratores que encontram formas de dribla-la ou pelo simples fato de não haver fiscalização, por que não há como fiscalizar! Volto a repetir, o trabalho deve ser feito com a educação de nossas crianças, pois são elas quem cometerão os mesmos erros no futuro! Do contrário, de nada adiantará preservar o meio ambiente hoje, para garantir o desenvolvimento das próximas gerações, pois elas mesmo é quem vão destruir o que hoje “pensamos” em preservar.
Olá Eder,
Tudo bem?
Realmente o seu comentário é muito importante! É necessário investir muito em educação, não somente por um mundo mais sustentável, como também por uma sociedade mais consciente e justa em todos os aspectos sociais.
Entretanto é importante lembrar que existem várias formas de educação e a formal que se adquire na escola é apenas uma delas e por isso, o exemplo dado às gerações mais novas é fundamental para a construção desse equilíbrio, até mesmo para cobrar o governo de medidas mais práticas.
Essa é uma luta de todos!