Quando se fala em certificação ISO, pensamos em diversas normas, tais como a ISO 9001, a ISO 14001 ou até mesmo a OHSAS 18001, mas eventualmente nos deparamos com normas menos conhecidas de forma geral, como, por exemplo, as ISO/TS. TS é uma sigla em inglês que significa Technical Specification, ou Especificação Técnica.
A ISO/TS 16949, cuja versão mais atual é de 2009, é totalmente fundamentada na ISO 9001:2008, porém com alguns diferenciais. Esta norma surgiu a partir da necessidade das montadoras de automóveis de padronizar os requisitos para seus fornecedores, pois grande parte delas possuía uma gama de requisitos mandatórios que a própria ISO 9001 não aborda (por serem requisitos específicos), ou aborda apenas superficialmente como manutenção preditiva.
Ela é um alinhamento dos requisitos normativos desenvolvidos por diversos organismos de certificação internacionais, entre eles:
- VDA (Alemão);
- AIAG (Norte Americano);
- AVSQ (Italiano);
- FIEV (Francês);
- SMMT (do Reino Unido).
Anteriormente à ISO/TS 16949, uma empresa que desejasse fornecer para montadoras norte-americanas (por exemplo, Ford ou Chrysler) e para montadoras alemãs (por exemplo, Volkswagen e Mercedes-Benz), deveria se certificar tanto para a norma QS9000 (da AIAG) quanto para a VDA 6.1.
Nas próximas semanas traremos mais informações sobre esta norma para esclarecer as principais dúvidas, suas ferramentas e aplicabilidade. Acompanhe-nos para conferir!
Bom dia, tenho dúvidas sobre os requisitos da ISO TS016949. O que eu vejo na especificação é exatamente a cópia de alguns requisitos da ISO 9001, não é isso?