O que devo saber antes de contratar uma franquia
Investir em uma franquia pode ser a pior decisão da sua vida, então leia este post e entenda quais são os cuidados que deve ter antes de seguir por este caminho.
É inegável que o universo da franquia é uma das opções mais seguras de investimento. Segundo relatório de desempenho do 4º Trimestre de 2021 da ABF, a projeção de faturamento das franquias para 2022 é de R$ 201.724 BI, com uma taxa de crescimento de 9% em relação ao ano de 2021. Mas também é inegável a grande quantidade de reclamações que existem na relação franqueador x franqueado.
E por que estes problemas acontecem?
Para começar é fundamental que você conheça os 04 fundamentos de uma franquia, que são:
- marca consolidada
- ganhos em escala
- trabalho em rede
- treinamento contínuo
Isso quer dizer que, no mínimo, qualquer franqueadora precisa ter estes pontos muito bem resolvidos em seu modelo de negócio. O problema é que a maior parte das franqueadoras focam em marketing e vendas (ganhos em escala e marca consolidada), mas se esquecem do trabalho em rede e treinamento contínuo, que são a base de sustentação para qualquer negócio de excelência e daí o resultado já sabemos… são chuvas de reclamações e muita insatisfação com o modelo de negócio.
Porém, os números do mercado falam por si e quando bem aplicada, a franquia é uma excelente opção de investimento porque o empresário “pula” as fases iniciais do negócio, que são as mais difíceis. Sabemos bem que 50% das empresas fecham no primeiro ano de vida e 26% encerram as suas atividades em 05 anos.
É por esta estatística que o investimento em franquia tende a ser bem seguro, porque a empresa já passou desta fase de risco, já tem o negócio validado, já aprendeu com os erros iniciais e está pronto para uma nova fase de expansão.
Mas ainda sim sabemos que não é uma escolha fácil, então para ajudá-los nesta escolha elaboramos um roteiro com as principais perguntas a serem realizadas para os franqueadores para ter certeza que está no caminho certo.
Roteiro para escolha de franquia
ANTES DE CONVERSAR COM A EMPRESA
Investigue o status da empresa no mercado com clientes e funcionários para entender o tipo de atenção que a empresa dá para cliente interno e externo.
- Reclame Aqui: analisar o tipo e quantidade de reclamações que a empresa possui, bem como o índice de resolução;
- Glassdor: analisar como é a avaliação dos funcionários da empresa;
- Google: analisar como é a avaliação da empresa no google e ver como a empresa responde aos comentários;
- Redes Sociais: analisar as redes sociais da empresa, como é a frequência, qualidade de publicação e relação com o público geral.
Se após estas análises iniciais, você entender que trata-se de uma empresa que se relaciona bem com os players de mercado, pode partir para uma conversa de negócio.
DURANTE A NEGOCIAÇÃO
Aqui o normal é focar na rentabilidade do negócio e previsão de retorno financeiro, mas existem outras questões que devem ser analisadas e que concentram 90% das reclamações de parcerias de franquias, pois são deixadas de lado, vamos entender:
- Taxa de Franquia: entender o que está pagando com esta taxa, quais são os serviços incluídos;
- Custos diretos e indiretos: ficar atento aos custos implícitos que não estão bem detalhados. Se não tiver conhecimento prévio do mercado, o Sebrae disponibiliza diversas cartilhas para entender como funciona o mercado (baixe um exemplo aqui). Verifique se o plano de negócios da franqueadora está contemplando todas as necessidades de mercado;
- Treinamento: verificar a quantidade, periodicidade e custos de treinamento. Quando um novo colaborador é contratado, como deve ser o treinamento, existe custo, qual é o valor;
- Rotatividade: para completar a análise do tópico acima, qual é a taxa de rotatividade do negócio para que possa entender custos atrelados à mudanças de funções;
- Trabalho em Rede: verificar quais são as ações de rede que a empresa faz e como a colaboração entre as unidades é estimulada. É fundamental entender qual é o potencial de negócio que a própria rede gera para os franqueados;
- Transformação Digital: verificar como este assunto está endereçado na franqueadora e em qual estágio de transformação digital a empresa está e se existe um plano formal de adequação para acompanhamento;
- Canal de Comunicação: verificar quais são os canais de comunicação disponíveis, quais os SLAs de resposta e como o histórico de atendimento pode ser acessado;
- Plano de Segurança de Dados: analisar como a empresa se adequou às necessidades de proteção de dados, qual é a sua responsabilidade como franqueado e quais são as punições que podem ser aplicadas à você;
- Fundo de Marketing: verificar como o fundo de marketing será utilizado e qual é a frequência de reporte dos dados;
- Plano de Contingência: verificar se a franqueadora possui um plano de contingência em caso de desastres, sejam físicos (desastres ambientais), biológicos (outras pandemias que podem surgir) e tecnológicos (ataques de hackers) e qual é a participação das franqueadas na recuperação das informações;
- Faça pesquisas ativas: converse com franqueados ativos, com clientes para entender as dificuldades e como resolvê-las.
APÓS A NEGOCIAÇÃO
Verifique se a COF (Circular de Oferta de Franquia) e o Contrato prevêem todos os itens levantados na fase anterior e revise todo o plano de implantação.
Com todas estas análises feitas, você está pronto para decidir pela aquisição deste investimento ou se vale a pena buscar outra opção.
Aqui na Templum estamos prontos e à disposição para esclarecer todas as suas dúvidas. Solicite o contato com nosso especialista para uma conversa.
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