A Importância do relatório de sustentabilidade
O termo “desenvolvimento sustentável” é usado há décadas. É o “desenvolvimento que atende às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atenderem às suas próprias necessidades”.
Como cidadãos corporativos responsáveis, devemos ter em mente as necessidades das gerações futuras. Portanto, devemos incorporar os ODS em nosso planejamento estratégico de negócios. Uma forte estratégia integrada abordará regulamentações complexas, maximizará o desempenho e, em última análise, reduzirá o impacto ambiental. Isso, por sua vez, levará a um crescimento de longo prazo, aumentará a confiança do público e protegerá o valor da marca.
Então, se a visão é clara, o que nos impede de integrar consistentemente os padrões de sustentabilidade em nossa estratégia de negócios? Isso porque incorporar uma visão de sustentabilidade em um plano de longo prazo é um desafio.
Muitas vezes é difícil saber por onde começar. Alguns argumentariam que não existe uma metodologia sólida ou estrutura típica para alcançar a sustentabilidade. Outros podem achar que faltam as ferramentas para rastrear, medir, quantificar e interpretar métricas relevantes. A boa notícia é que há cada vez mais exemplos a serem consultados e alguns projetos estão se tornando disponíveis.
Em nosso artigo anterior, nesta série de 10 artigos que preparamos para você, apresentamos o projeto PWC, que visa orientar líderes na adoção de padrões de conduta e indicadores relacionados a padrões ESG, envolvendo questões ambientais, sociais e de governança.
Como portfólios, programas e projetos trazem mudanças transformadoras e atingem objetivos estratégicos, devemos usá-los para apoiar a visão de sustentabilidade de nossa organização. Podemos facilmente construir nosso portfólio, programas e projetos para apoiar essa mudança e atingir adequadamente nossas metas de sustentabilidade, cobrindo três passos.
E-book: ISO 14001 2015
Veja como a nova versão da norma ISO 14001 afetará o seu negócio.
- Tudo sobre a ISO 14001
- A questão da sustentabilidade
- Por que mudou?
- A nova estrutura da ISO 14001 e as principais mudanças
- A transição
- E muito +!
Baixe o e-book abaixo e saiba tudo sobre a nova versão da ISO 14001!
Os três passos que precisam ser cobertos
- Capturar subconjuntos adicionais de necessidades, incluindo dimensões ambientais e sociais;
- Atribuir funções e responsabilidades para fornecer conhecimento e governança de sustentabilidade;
- Envolva ativamente as partes interessadas nos esforços de sustentabilidade.
Projetos de apoio ao desenvolvimento sustentável não são tão complexos quanto pensamos. Eles são os mesmos que os tradicionais com um requisito adicional: abordar aspectos e objetivos ambientais e sociais. Como em qualquer outro plano, as necessidades para apoiar seus objetivos estratégicos devem ser definidas no início do projeto.
Após identificar os objetivos ambientais e sociais, realizamos uma análise de impacto para considerar sua importância qualitativa e quantitativa. Essa análise deve abranger todo o ciclo de vida da solução, serviço ou produto criado pelo projeto. Isso porque o impacto ambiental deve ser visto de forma holística, pois alguns produtos podem ser eficazes ao longo de sua vida útil, mas se tornam tóxicos no fim dela.
A realização dessa análise é fundamental, pois prioriza questões prementes, impacto duradouro e opções eficazes para otimizar os investimentos. Em suma, nos ajudará a selecionar as soluções “ineficientes” e as mais impactantes, excluindo as “melhores” que podem distrair a equipe, prejudicar seus esforços ou aumentar significativamente o custo das opções do programa.
Mas aqui está o grande ponto: relatórios de sustentabilidade.
A empresa divulga suas ações em busca do desenvolvimento sustentável em seu relatório de sustentabilidade.
A importância do relatório para as empresas
- Desenvolver uma estratégia de gestão orientada para o futuro: Para isso, ao elaborar relatórios, as organizações precisam de informações consistentes sobre os impactos positivos e negativos da sustentabilidade. Causado pela empresa e fatores externos, como mudanças climáticas ou questões de direitos humanos;
- Melhorar o diálogo entre os acionistas: porque o reporte é uma ferramenta de comunicação transparente;
- Ajudar as empresas a identificar riscos e oportunidades relacionados ao desenvolvimento sustentável;
- Ajude a mudar a mentalidade de todos, pois esta é uma oportunidade de educar a todos sobre a importância das práticas sustentáveis.
A importância do relatório de sustentabilidade para a sociedade
- Os relatórios de sustentabilidade são de interesse público porque permitem que a sociedade desenvolva uma mentalidade focada na sustentabilidade.
- A sustentabilidade tornou-se uma questão fundamental na sociedade atual. Os compradores consideram as informações de carbono ao tomar decisões de compra. O envolvimento direto com clientes, clientes em potencial e grupos de consumidores nos ajudará a entender melhor suas necessidades e desejos e projetar os produtos certos para eles.
- Envolvida desde o início, essa voz do consumidor ajudará a otimizar os requisitos do projeto para fornecer os recursos corretos do produto. Envolvê-los ao longo da implementação do projeto proporcionará uma entrega suave e liberação do produto.
A importância do relatório de sustentabilidade para o mercado e para o governo
Os relatórios de sustentabilidade fornecem informações para que mercados e governos tomem decisões confiantes ao procurar maneiras de medir seu progresso em sustentabilidade.
Como fazer um relatório de sustentabilidade
Existem vários modelos de relatórios que as agências podem seguir. No entanto, devido à sua credibilidade no cenário internacional, atualmente o mais utilizado é o GRI – Global Reporting Initiative.
Global Reporting Initiative – GRI é uma organização internacional que ajuda empresas, governos e outras agências a relatar e comunicar esses impactos socioambientais de suas atividades.
O modelo GRI segue quatro diretrizes que ajudam a determinar os impactos ambientais, econômicos e sociais das operações. Portanto, essas diretrizes ajudam a apontar informações confiáveis, relevantes e padronizadas.
Com a ajuda do modelo GRI, as empresas podem avaliar de forma mais realista não apenas as oportunidades, mas também os riscos. Além de tomar decisões mais claras e seguras.
Descarbonizar nossa economia para limitar o aquecimento global não é uma opção; é algo que devemos fazer. Como cidadãos corporativos responsáveis, as empresas e organizações devem desempenhar seu papel. Ou seja, a sustentabilidade deve ser integrada aos objetivos estratégicos por meio dos projetos escolhidos e como eles são entregues.
O SB SEAL ESG garante que sua cadeia seja compatível com ESG. Nossa Equipe de Sustentabilidade realiza pesquisas anuais sobre os marcos regulatórios, acordos globais e padrões avaliados pelos principais investidores para garantir que as ações corretas sejam tomadas para cada requisito.
Mais do que certificar, a Templum em parceria com o SB Sustainable Business Solutions garante transmissão da informação, acompanhamento do plano de ação de melhoria e relatórios anuais para seu negócio. Entre em contato com nossos agentes para garantir que seu negócio seja certificado em práticas sustentáveis!
©️ Copyright – Templum em parceria com Equipe de Resarch SB Sustainable Business Solutions