Análise SWOT: o que é e como aplicar?
A análise SWOT é uma ferramenta realizada para analisar os fatores internos e externos referentes à uma empresa. Como definição de SWOT temos:
S – Strenghts (Pontos Fortes);
W – Weaknesses (Pontos Fracos);
O – Opportunities (Oportunidades);
T – Threats (Ameaças).
Conforme falado anteriormente, a análise é realizada em caráter interno e externo à organização. Na Análise Interna (que é representada pelas letras S e W), temos o levantamento dos pontos fortes e pontos fracos da empresa. Ou seja, seria o momento de “olhar para dentro” e verificar o que tem de melhor e o que ainda precisa melhorar.
Já na Análise Externa (que é representada pelas letras O e T), são avaliadas as oportunidades e ameaças encontradas no ambiente externo (mercado de atuação, por exemplo).
É de extrema importância integrar a Análise SWOT no planejamento estratégico da organização, pois com essa análise profunda dos contextos podemos aumentar a chance da empresa realizar decisões corretas e com base em dados durante o planejamento.
Saiba mais: Como tirar o planejamento estratégico do papel?
Por esse motivo, a Templum criou a Planilha de Análise SWOT!
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Benefícios da analise Swot:
- Identificação de Oportunidades e Ameaças;
- Reconhecimento de Forças e Fraquezas;
- Estratégia de Planejamento;
- Avaliação Competitiva;
- Tomada de Decisão Informada;
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Explicação para preenchimento da planilha:
– Na aba Contexto:
Contexto Interno: reunir a empresa e os líderes para realizarem essa análise.
Pontos Fortes: incluir quais são os pontos fortes da empresa, ou seja, em quais pontos a empresa é reconhecida por realmente ser boa?
– Impacto: definir qual é o impacto de cada ponto forte descrito:
3 = Pouco Impactante;
5 = Impactante;
7 = Muito Impactante;
9 = Extremamente Impactante.
Pontos Fracos: incluir quais são os pontos fortes da empresa, ou seja, em quais pontos a empresa ainda precisa melhorar?
– Impacto: definir qual é o impacto de cada ponto fraco descrito:
3 = Pouco Impactante;
5 = Impactante;
7 = Muito Impactante;
9 = Extremamente Impactante.
Contexto Externo:
Oportunidades: inserir quais são as oportunidades externas, ou seja, originadas do mercado/setor para a empresa.
– Impacto: definir qual é o impacto de cada oportunidade descrita:
3 = Pouco Impactante;
5 = Impactante;
7 = Muito Impactante;
9 = Extremamente Impactante.
Ameaças: inserir quais são as ameaças externas, ou seja, originadas do mercado/setor para a empresa.
– Impacto: definir qual é o impacto de cada oportunidade descrita:
3 = Pouco Impactante;
5 = Impactante;
7 = Muito Impactante;
9 = Extremamente Impactante.
Obs: é muito importante preencher os 5 campos de cada item para que o cálculo do cenário estratégico (próxima aba) seja feito corretamente.
Após finalizar o preenchimento da aba Contexto, na próxima aba nomeada como Cenário Estratégico estará descrito qual é o cenário em que a sua empresa se encontra no momento, podendo ser:
- Sobrevivência – Neste cenário a empresa precisa priorizar a Redução de custos, desinvestimento, Liquidação do Negócio.
- Manutenção – Neste cenário a empresa precisa priorizar a Estabilidade, Nicho, Especialização.
- Desenvolvimento – Neste cenário a empresa precisa priorizar o Desenvolvimento de Mercado, de Produtos, Financeiro, de Capacidades, de Estabilidade, Diversificação.
- Crescimento – Neste cenário a empresa precisa priorizar a Inovação, Internacionalização, Parceria, Expansão.
A partir do cenário calculado, a empresa deverá elaborar ações de acordo com o descrito e elaborar a política da qualidade com base nisso.