Skip to main content
Tempo de Leitura: 2 minutos
Baixar Planilha - Controle de Estoque

Controle de Estoque: o que é e quais são os benefícios?

O controle de estoque foi criado para que a organização possa realizar o acompanhamento da quantidade de mercadoria possui, seja de matéria-prima ou produto produtos acabados. Além disso, é utilizado para verificar quais produtos estão disponíveis para venda ou para serem utilizados internamente.

O acompanhamento do estoque traz diversos benefícios para a empresa:

  • Otimiza recursos;
  • Reduz desperdícios e custos;
  • Evita reação em cadeia;
  • Integra a gestão financeira;
  • Melhora o gerenciamento da rotina;
  • Garante excelência em atendimento aos clientes.

Agora você já sabe a grande importância do controle de estoque para a sua empresa, baixe a planilha Controle de Estoque.

Explicação para preenchimento da planilha:

– Na aba Inventário cadastrar todos os itens que constam ou constarão no seu estoque. Para cada nova aquisição, inclua no estoque de acordo com a instrução:

ID Produto: código para localização do produto

Produto: qual é o produto

Descrição: descrições técnicas do produto

Fornecedor: qual o fornecedor que te vendeu aquele produto

Unidade: qual é a unidade desse produto (ex: kg, litros, metros, etc.)

Valor da Unidade: qual é o valor do produto considerando a unidade

Estoque inicial: ao iniciar o controle de estoque, já possui algum produto dessa descrição no estoque? Se sim, quantos?

Estoque mínimo: é o número mínimo de um produto que você deve ter no seu estoque para manter a operação.

– Na Aba Entradas e Saídas, por mês, insira as novas aquisições do estoque e, para cada produto, quantos foram utilizados naquele mês.

Entrada:

Data: data que o produto foi recebido

Nota Fiscal: número da nota fiscal da aquisição do produto

Produto: selecione o produto que já está cadastrado no inventário

Quantidade: insira a quantidade que foi adquirido do produto

Saída:

Produto: selecione o produto que já está cadastrado no inventário

Quantidade: insira a quantidade total que foi utilizada ou devolvida do produto no mês referente.

– Na Aba Controle incluir o resumo de cada produto cadastrado no inventário, quantidade de produtos no estoque (já considerando o inicial, entradas e saídas de cada produto) e o resumo mensal do volume do produto;

– Na Aba Panorama serão coletados dois gráficos, a partir dos resultados da aba Controle para acompanhamento da falta de estoque do produto (de acordo com o mínimo estabelecido no inventário) e acompanhamento de valor de estoque por mês.

Camila Marcocci

Camila Marcocci

Marketing na Templum Consultoria