Skip to main content
Tempo de Leitura: 2 minutos
Baixar Planilha - Controle de Mudanças

Controle de Mudanças: o que é e como planejar?

Quando ocorrem mudanças em processos, sejam ou não planejadas, se não forem tomados cuidados, impactos poderão ocorrer no sistema de gestão da empresa, seja afetando produtos quanto às especificações ou contratos acordados que venham afetar a satisfação de clientes. Por isso, este tema precisa ser executado com planejamento.

Mudanças em processos requerem atenção, por isso cada vez que algo for alterado da rotina normal de um processo, a organização deve controlar devidamente esta mudança, o que pode requerer uma análise de riscos, e assim caberá tomar preventivamente contramedidas para impedir que a mudança ocasione a geração de produtos não conforme ou o não atendimento de contratos como prazos e quantidades a serem entregues, que se inevitáveis, devem vir acompanhados de medidas de controle para mantê-los em níveis aceitáveis.

Para isso, a organização deve analisar criticamente e controlar essas mudanças para produção ou provisão de serviços na extensão necessária para assegurar continuamente conformidade com requisitos.

Além disso, a empresa deve reter informação documentada, que descreva os resultados das análises críticas de mudanças, as pessoas que autorizam as mudanças e quaisquer ações necessárias decorrentes da análise crítica.

Com o intuito de auxiliar as organizações no controle de mudanças internas, a Templum Consultoria criou a planilha Controle de Mudanças.

Explicação para preenchimento da planilha:

Solicitante: inserir o nome de quem está solicitando essa mudança

Data: sinalizar a data em que essa mudança está sendo registrada

Mudança Proposta: descrever qual é a mudança proposta

Extensão: incluir se a mudança é temporária ou definitiva

Motivo: incluir qual é o motivo que levou à essa decisão de mudança no processo

Consequências: destacar quais são as consequências dessa mudança para a empresa

Recursos Necessários: incluir o valor que será necessário para investir nessa mudança. Caso não seja necessário, incluir “não há”

Mudança Aceita: selecionar se a mudança foi aprovada ou não pela direção

Responsável pela Aprovação: inserir o nome do responsável por realizar a aprovação da mudança

Data Aprovação: sinalizar a data em que essa aprovação ocorreu

Atualização Plano de Ação: a partir da definição e aprovação da mudança, será necessário criar um plano de ação para planejamento das ações que serão necessárias para realizar essa mudança

Camila Marcocci

Camila Marcocci

Marketing na Templum Consultoria