Skip to main content
Tempo de Leitura: 2 minutos
Baixar Planilha - Plano Operacional

Plano Operacional: o que é e como aplicar na minha empresa?

A organização deve controlar os processos necessários para atender aos requisitos dos produtos/serviços, ou seja, o Plano Operacional tem como finalidade  estabelecer os controles necessários para atingir a satisfação do cliente.

O Plano Operacional é responsável por concentrar as informações relativas aos produtos que são importantes para a operação da empresa.

IMPORTANTE: Se a sua empresa for prestadora de serviço, o plano operacional pode ser um catálogo de serviços, folders ou outro documento que possuir as especificações dos serviços prestados.

Por esse motivo, a Templum desenvolveu a Planilha Plano Operacional para auxiliar no planejamento e desenvolvimento dos produtos da sua empresa.

Explicação para preenchimento da planilha:

– Na aba Requisitos listar todos os produtos da sua empresa preenchendo as colunas, conforme abaixo:

Sobre o produto

Produto: indicar o nome do produto

Revisão/versão: incluir qual é a revisão/versão atual do produto

Características gerais: descrever as características gerais do produto

Uso pretendido: indicar qual é o uso pretendido desse produto

Legislação aplicável: descrever quais são as legislações aplicáveis a ele

Garantia aplicável: incluir qual é a garantia do produto, o que cobre, qual é o tempo

Manutenção aplicável: indicar qual é a manutenção aplicável do produto, como fazer, etc

Sobre a operação

Equipamentos/máquinas utilizadas: indicar quais são os equipamentos ou máquinas utilizadas na operação do produto

Tempo médio de operação: descrever qual é o tempo médio de operação do produto

Método de identificação ao longo da operação: descrever qual é o método de identificação do produto ao longo da operação

Critérios para liberação: indicar quais são os critérios para liberação do produto

Aprovação

Aprovação: deve ser preenchido com o nome do responsável pela aprovação desses requisitos

Data: incluir a data em que houve essa aprovação

– Na aba Ficha Técnica, após listar todos os produtos da sua empresa na aba anterior, você irá selecionar o campo “Produto” dentre todos os produtos elaborados e imprimir a ficha de cada um para apresentação para clientes, fornecedores quando houver necessidade.
Camila Marcocci

Camila Marcocci

Marketing na Templum Consultoria