Skip to main content
Tempo de Leitura: 4 minutos

Vantagens do uso da realidade aumentada na Construção Civil

Com o avanço da tecnologia de forma acelerada, o setor da Construção Civil está cheio de novidades que norteiam as tendências deste mercado para os próximos anos. Dentre estas existe a realidade aumentada (RA), que vamos comentar um pouco neste artigo.

A utilização de RA traz muitos benefícios para o planejamento das obras e demonstração para os clientes, trazendo maior imersão. Antes de nos aprofundarmos, contudo, é necessário diferenciar a realidade aumentada da realidade virtual (RV).

 

Qual a diferença entre realidade aumentada e realidade virtual?

Aqui estamos falando de dois conceitos bem distintos. Tanto a RA quanto a RV podem ser usadas em conjunto, e a diferença é que o conceito de realidade virtual traz a tecnologia para criar uma experiência imersiva, onde a pessoa é transportada para uma “outra realidade”, de certa forma. Em outras palavras, a realidade virtual faz com que a pessoa se sinta em um mundo que é 100% digital.

Já a realidade aumentada tem um conceito reverso em relação à RV, ou seja,  coloca elementos digitais em “nossa realidade”. Por exemplo, quando usamos um aplicativo que filma uma sala vazia e ao mesmo tempo permite que o usuário insira digitalmente objetos ou até mesmo altere as cores de tinta de uma parede deste local, podemos concluir que aquela tinta ou objeto não existe de verdade, mas a inserção digital permite prever qual a melhor escolha de pintura para este ambiente, ou como ficaria este mesmo ambiente com o objeto previamente selecionado.

 

Qual a relação da realidade aumentada e a modelagem BIM?

Agora que entendemos a diferença entre RV e RA, podemos perceber que alguns conceitos já aplicados no setor da Construção Civil utilizam os princípios de RA, tal como a modelagem BIM,  já comentado anteriormente aqui no blog. Segundo a empresa norte-americana de software Autodesk, um “gêmeo digital” é uma representação digital de um objeto ou ambiente físico que compreende não somente a modelagem 3D, mas também agrega informações dinâmicas que se atualizam e evoluem em tempo real.

E na Construção Civil, a modelagem BIM é a filosofia que faz com que um projeto tenha um “gêmeo digital”, através de um conjunto de informações de planejamento, cronograma, financeiras, geométricas, dentre outros itens sempre presentes na elaboração de um projeto.

A “captura da realidade” na RA viabiliza o conceito BIM com a apresentação de informações fidedignas ao que fisicamente será executado numa obra. Essa captura permite a quantificação dos avanços de forma rápida e assertiva, além de antecipar e mitigar possíveis problemas não antes encontrados no projeto que podem surgir na execução do mesmo.

Por fim, a filosofia de modelagem BIM precisa ter o elemento “captura da realidade”. Sem isto, o projeto se torna apenas uma modelagem 3D que em pouco tempo se tornaria obsoleta. Essa é a grande maravilha da RA e do BIM: o fluxo contínuo e integração de dados e documentação sobre o projeto a ser realizado. Este fluxo também é necessário para que possamos receber informações em 4D, 5D e além.

 

Quais os dispositivos utilizados para realidade aumentada?

Toda a “mágica” tecnológica da RA acontece com a ajuda de algumas ferramentas, que cada vez mais farão parte do dia a dia de pessoas e empresas em uma sociedade moderna e tecnológica. São eles:

Óculos: Responsável por criar a experiência imersiva ao usuário, “transportando” a pessoa para o ambiente digitalizado onde a RA vai entrar em cena;

Aplicativos de celular: Alguns aplicativos de celular também brincam com a RA de várias formas, como jogos e outras ferramentas de trabalho.

Sensores de Manipulação: Estes sensores existentes nos óculos e também em celulares modernos servem para capturar o movimento do corpo inteiro, gerando maior precisão ao que será exibido dentro de um aplicativo de RA.

 

Quais as vantagens da realidade aumentada na Construção Civil?

Os benefícios da RA servem tanto para as empresas quanto para os clientes no mundo da Construção. Dentre eles podemos citar alguns:

Maior experiência do cliente: A experiência do cliente é um ponto fundamental para a venda de um projeto, e a RA permite um fator de encantamento maior do que uma planta comum, por exemplo. Indo além dos apartamentos decorados, o cliente sempre vai imaginar como aquele espaço vai ser de acordo com seus gostos. Aí entra a personalização digitalizada da RA, comentada anteriormente.

Design de Interiores: A grande possibilidade de customização digital da RA permite que a apresentação de um projeto ganhe mais riqueza de detalhes, aumentando o valor agregado entregue ao cliente.

Treinamentos e Capacitação: Através da RA é possível simular vários cenários de canteiros de obras, auxiliando na transmissão de conhecimento de equipes de operários. Times bem treinados aceleram o sucesso de qualquer projeto, e com a tecnologia este caminho acaba sendo encurtado, de certa forma.

Auxílio em Canteiros de Obras: Já existem no mercado aplicativos que permitem a exibição do de procedimentos passo a passo para instalações de equipamentos, reduzindo dessa forma a incidência de erros de execução. 

Tours Virtuais: Uma das mais populares aplicações da RA são os chamados “tours virtuais”, que permitem a personalização e maior satisfação do cliente no momento de desejar adquirir o seu imóvel.

Interatividade com produtos BIM: Como já comentado acima, estes conceitos permitem maior economia de tempo e precisão nos cronogramas previstos em uma obra.

Maior detecção de falhas e desvios de execução: Não apenas é possível detectar maior quantidade de possíveis falhas em um projeto e antecipando problemas, como também tal detecção acontece de forma mais célere.

Aumento da produtividade: Projetos que contam com o auxílio da tecnologia tendem a ser executados com mais rapidez, aumentando assim o giro da empresa ao longo do ano.

Maior e mais eficaz gestão e organização de documentos: Em um ambiente seguro, é possível oferecer acesso controlado para um time inteiro dentro de um projeto específico, com interação em tempo real dos envolvidos durante sua evolução, aumentando assim a velocidade no acesso às informações da obra.

 

E você, está preparado para estas e outras mudanças?

Aqui na Templum nós trabalhamos com um time de especialistas em diversas áreas e se por acaso você não se sente ainda confiante ou um tanto confuso sobre qual o melhor momento de começar a modernizar sua empresa, fale com um de nossos consultores. Teremos o maior prazer em atendê-lo e direcioná-lo ao caminho mais otimizado para seu sucesso no mercado, assim como já fizemos com mais de 1.600 empresas no Brasil e no exterior.

Alexandre Gonçalves

Templum Consultoria - Unidade Ali Soluções