Ricardo Tocha
Por Ricardo Tocha

CIPA: 3 ações de prevenção de segurança do trabalho

Você faz parte da CIPA e está buscando ações de prevenção de segurança do trabalho? Neste post apresentaremos ideias e sugestões que podem auxiliar a CIPA de sua organização na busca pelas melhores práticas de combate aos acidentes de trabalho.


Os acidentes de trabalho são um dos motivos que mais afastam funcionários, por longos períodos da sua jornada. Para evitar simples machucados, ou até lesões mais graves, o trabalho de conscientização de sua equipe deve ser muito bem feito e orientado por profissionais especialistas no cuidado com a saúde do trabalhador. Esse trabalho de sensibilização é feito pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). Esta comissão é responsável por avaliar o ambiente em que os funcionários se encontram e apontar os possíveis riscos de suas funções.

Webinar - Como criar a cultura da Segurança do Trabalho utilizando a ISO 45001

Com dúvidas sobre como iniciar um sistema de saúde e segurança do trabalho, assista este Webinar. Basta preencher corretamente o formulário abaixo!


Webinar

Para saber melhor como a CIPA pode atuar no seu local de trabalho, diminuindo os riscos de acidentes e para a saúde de seus funcionários, confira três ações que são implantadas por essa equipe de segurança do trabalho.

#1ª Dica CIPA – Campanhas informativas

A CIPA é sempre responsável por organizar campanhas, palestras e atividades que ajudam a conscientizar o trabalhador. Nestas seções são explicados sobre os riscos no ambiente de trabalho e a integridade física e saúde do colaborador. Essas palestras, que devem acontecer com uma periodicidade relativamente alta, são ótimas oportunidades para que os funcionários tirem dúvidas e aprendam um pouco mais sobre os cuidados que devem ser tomados na sua rotina de trabalho.

#2ª Dica CIPA – Observar falhas de ergonomia

Um dos riscos para a saúde em um ambiente de trabalho é oferecido pela falta de cuidado com a ergonomia. Cadeiras mal posicionadas; mesas muito altas ou muito baixas; telas de computador sem proteção; todos esses pequenos cuidados podem atingir, a longo prazo, a saúde de um funcionário da empresa. Cabe a CIPA identificar esses problemas e orientar os supervisores responsáveis por essas mudanças.

Dica de leitura: Custos dos acidentes de trabalho

#3ª Dica CIPA – Valorizar o uso de EPIs

O uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) serve para garantir a integridade dos que atuam em funções de risco. Esse uso, entretanto, é frequentemente negligenciado por muitos trabalhadores. Infelizmente muitos acreditam que não precisam dessas proteções extras para evitar acidentes.

A CIPA deve orientar, alertar e, em último caso, notificar esses funcionários que ignoram o uso de EPIs. Somente com muita insistência é possível extinguir atos de negligência!

O cuidado com a segurança do trabalhador é a única maneira de diminuir o risco de acidentes e de afastamento de funcionários em uma empresa ou instituição, garantindo também aumento da produtividade e da saúde de toda a sua equipe.

Você quer saber como instalar uma rotina de segurança do trabalho e treinar uma equipe de CIPA para reduzir o número de acidentes na sua empresa? Entre em contato com a Templum e descubra mais sobre o nosso trabalho!

Ricardo Tocha

Ricardo Tocha

Ricardo Tocha tem 17 anos de experiência prática e atuou na Templum Consultoria criando conteúdo, desenvolvendo sites e outros apetrechos tecnológicos.
Ricardo Tocha