Skip to main content
Tempo de Leitura: 2 minutos

No livro “Planejamento Estratégico”, de Djalma de Oliveira, este termo é definido como “um caminho, ou maneira, ou ação formulada e adequada para alcançar, preferencialmente de maneira diferenciada e inovadora, as metas, os desafios e os objetivos estabelecidos, no melhor posicionamento da empresa perante seu ambiente, onde estão os fatores não controláveis (…)”

Confuso, não?

De maneira mais simples, podemos dizer que ESTRATÉGICO “são os atos inteligentes e interligados com foco em obter ganhos e benefícios a médio e longo prazo”.

Facilitando um pouco mais, vou utilizar um exemplo do nosso cotidiano. Imagine o seguinte ato: ESTUDAR. Quantos dias e horas de estudo foram necessários para conquistar o diploma de 1º grau (ensino fundamental)?

Fazendo um cálculo simples, temos:

230 – dias úteis (por ano) x

8 – séries (anos) x

5 – horas de aula (diárias) x
________________________________________

9200 – horas de estudo e dedicação – TOTAL

Veja o caminho estratégico:

Ação: estudar diariamente por vários anos (atos inteligentes e interligados);

Desafio: conquistar um diploma (foco);

Objetivo: ter um bom emprego ou ser dono do próprio negócio (ganhos e benefícios).

Reflita: você já agiu diversas vezes com foco em obter ganhos a longo prazo?

Logicamente, sim! Agir repetidamente a fim de obter ganhos futuros é um processo natural durante o decorrer da nossa vida. Quantos dias você trabalhou e trabalha a fim de conquistar um novo cliente? Quantas horas da sua vida você deixou de se divertir com o intuito de melhorar um processo, procedimento ou o rendimento do seu negócio? Quanto de energia já foi investido em relacionamento com pessoas influentes do seu mercado, sejam eles formadores de opinião, fornecedores, parceiros ou clientes?

Conclusão: o ESTRATÉGICO também faz parte das nossas rotinas diárias, mesmo que passe despercebido.

A questão é: você age estrategicamente na sua empresa? O quão eficientes as ações estratégicas têm sido no seu negócio?