Daniela Albuquerque
Por Daniela Albuquerque

O que a empresa deve fazer após a certificação ISO 9001?

Vamos imaginar a seguinte situação: você passa vários meses dedicando grande parte do seu tempo na implementação da ISO 9001, até que chega o grande dia da certificação. Está tudo certo e a empresa está com o Sistema de Gestão da Qualidade pronto para receber o auditor.


Termina a auditoria externa e o auditor entrega a tão sonhada carta de recomendação.

E agora? O que acontece com a empresa?

Na verdade, é a partir desse momento que o trabalho mais árduo começa, pois a manutenção do Sistema de Gestão da Qualidade é uma tarefa que exige dedicação intensa.

O problema é que muitas vezes, na correria do dia-a-dia, a empresa após receber a recomendação do órgão certificador se acomoda e não dá continuidade às ações do SGQ e acaba tudo no esquecimento.

Porém, a certificação possui validade de 3 anos, e após esse período a empresa passará por uma “Auditoria de Certificação” (recertificação) para verificar a evolução do Sistema de Gestão da Qualidade e quais foram as melhorias realizadas nesse período. E é nesse momento que muitas empresas perdem o certificado.

E o que a empresa pode fazer para dar continuidade no SGQ após a certificação?
Elabore um calendário contendo todas as ações do SGQ que precisam ser realizadas e a periodicidade
de cada ação;
– Acompanhe mensalmente todos os indicadores da qualidade
– Faça reuniões periódicas com as equipes da empresa com a finalidade de encontrar possibilidades de melhorias nos processos da empresa;
– Faça auditorias periódicas;
– Não se esqueça de realizar as reuniões de análise crítica periodicamente.
 

O importante mesmo é fazer com que a qualidade esteja presente diariamente na rotina de todos da organização. Dessa forma, todo o esforço e investimento realizado no início do projeto será recompensado.

Daniela Albuquerque

Daniela Albuquerque

Sócia e Especialista Chave em Templum Consultoria
Por ser apaixonada por qualidade e melhoria contínua de negócios e pessoas sou a Sócia Responsável pelo Sucesso do Cliente na Templum por meio de mentoria e treinamento interno das equipes de consultores e atendimento ao cliente e da elaboração de produtos, treinamentos e conteúdos que permitem o fortalecimento das empresas.
Formada em Comunicação Social, MBA em Gestão de Negócios e especialista em Sistemas de Gestão Integrada.
Daniela Albuquerque