Skip to main content
Tempo de Leitura: < 1 minuto

Termina a auditoria externa e o auditor entrega a tão sonhada carta de recomendação.

E agora? O que acontece com a empresa?

Na verdade, é a partir desse momento que o trabalho mais árduo começa, pois a manutenção do Sistema de Gestão da Qualidade é uma tarefa que exige dedicação intensa.

O problema é que muitas vezes, na correria do dia-a-dia, a empresa após receber a recomendação do órgão certificador se acomoda e não dá continuidade às ações do SGQ e acaba tudo no esquecimento.

Porém, a certificação possui validade de 3 anos, e após esse período a empresa passará por uma “Auditoria de Certificação” (recertificação) para verificar a evolução do Sistema de Gestão da Qualidade e quais foram as melhorias realizadas nesse período. E é nesse momento que muitas empresas perdem o certificado.

[intracontent title=”Certificação ISO para empresários” sub=”Saiba como preparar e certificar a sua empresa” img=”https://templum.com.br/wp-content/uploads/2017/01/eb-cert-iso-p-empres.jpg” formid=”21″ /]

E o que a empresa pode fazer para dar continuidade no SGQ após a certificação?

Elabore um calendário contendo todas as ações do SGQ que precisam ser realizadas e a periodicidade
de cada ação;
– Acompanhe mensalmente todos os indicadores da qualidade
– Faça reuniões periódicas com as equipes da empresa com a finalidade de encontrar possibilidades de melhorias nos processos da empresa;
– Faça auditorias periódicas;
– Não se esqueça de realizar as reuniões de análise crítica periodicamente.
 

O importante mesmo é fazer com que a qualidade esteja presente diariamente na rotina de todos da organização. Dessa forma, todo o esforço e investimento realizado no início do projeto será recompensado.

Daniela Albuquerque

Daniela Albuquerque

Diretora Técnica na Templum Consultoria