Termina a auditoria externa e o auditor entrega a tão sonhada carta de recomendação.
E agora? O que acontece com a empresa?
Na verdade, é a partir desse momento que o trabalho mais árduo começa, pois a manutenção do Sistema de Gestão da Qualidade é uma tarefa que exige dedicação intensa.
O problema é que muitas vezes, na correria do dia-a-dia, a empresa após receber a recomendação do órgão certificador se acomoda e não dá continuidade às ações do SGQ e acaba tudo no esquecimento.
Porém, a certificação possui validade de 3 anos, e após esse período a empresa passará por uma “Auditoria de Certificação” (recertificação) para verificar a evolução do Sistema de Gestão da Qualidade e quais foram as melhorias realizadas nesse período. E é nesse momento que muitas empresas perdem o certificado.
E o que a empresa pode fazer para dar continuidade no SGQ após a certificação?
– Elabore um calendário contendo todas as ações do SGQ que precisam ser realizadas e a periodicidadede cada ação; – Acompanhe mensalmente todos os indicadores da qualidade – Faça reuniões periódicas com as equipes da empresa com a finalidade de encontrar possibilidades de melhorias nos processos da empresa; – Faça auditorias periódicas; – Não se esqueça de realizar as reuniões de análise crítica periodicamente.
O importante mesmo é fazer com que a qualidade esteja presente diariamente na rotina de todos da organização. Dessa forma, todo o esforço e investimento realizado no início do projeto será recompensado.