Neste post, você vai aprender a implementar as boas práticas de gestão de fluxo de caixa, mesmo que sua empresa seja apenas você. Boa leitura!
Uma história real e comum com relação à fluxo de caixa
Antes de me adaptar a usar o fluxo de caixa, eu precisava confiar apenas na minha memória, acreditar que os fornecedores enviariam os boletos, e deixar as coisas acontecerem naturalmente, mas com o tempo comecei a pensar em como poderia perder dinheiro nos pagamentos de juros, caso aquele boleto não chegue na caixa de e-mail, ou a não ganhar dinheiro com a falta controle do processo de contas a receber.
A situação acima é comum para muitos gestores e foi um problema na minha rotina também. Precisei procurar desenvolver formas de ter controle do caixa com precisão. E foi aí que encontrei essa ferramenta indispensável para o controle e para a minha produtividade.
Tenho certeza que algum dia você já ouviu falar de fluxo de caixa e pode ser que não se interessou muito pelo assunto, pois pensou, isso é muito complexo para minha empresa!
Mas te garanto que não é nada complicado, e digo mais, se tiver interesse em ter organização e otimização do seu tempo é uma das ferramentas mais preciosas que pode usar na sua área financeira.
É indispensável qualquer empresa, seja ela de qualquer tamanho, que o gestor financeiro tenha um fluxo de caixa para administração dos seus recursos, e planejamento de várias questões que impactam toda a estrutura financeira.
Agora, vamos entender de fato as melhorias em ter um fluxo de caixa:
#1 Como controlar seus recebimentos
O fluxo de caixa irá te ajudar e muito a monitorar o quanto e quando você terá a receber, e com esse controle, você poderá ajustar a sua régua de cobrança, facilitando tanto seu planejamento quanto as emissões de NF e boletos. Dicas:
- Atualize o seu número de contas a receber diariamente;
- Organize a emissão de nota fiscal para enviar ao seu cliente;
- Controle as emissões de boletos junto ao seu banco;
- Ajuste sua régua de cobrança, e defina quando e como seu cliente receberá o boleto a vencer;
#2 O que fazer com a inadimplência
Ajustando seu recebimento, você poderá ter um trabalho efetivo junto a cobrança dos clientes inadimplentes, e consequentemente recuperar valores atrasados. Dicas para reduzir a inadimplência:
- Enviar boletos e notas fiscais com antecedência aos clientes;
- Ter uma rotina diária de cobrança;
- Trabalhar com mais de uma forma de recebimento;
- Ter registro de todas as informações, contatos e negociações;
Também temos outras ótimas dicas para você saber como realizar a cobrança!
#3 Como controlar seus pagamentos
Ter um controle efetivo do seu processo de contas a pagar é extremamente importante, pois você evita pagar fornecedores com atraso e perder dinheiro com juros e multas, além disso pode negociar suas datas de pagamento de acordo com o seu recebimento, melhorando assim seu caixa. Dicas:
- Determinar dias fixos de pagamentos reduzindo tempo com o processo de contas a pagar diariamente;
- Organizar seus pagamentos de acordo com seus recebimentos, e assim evitar falta de dinheiro no caixa;
- Negociar datas de pagamentos com fornecedores, e possíveis descontos em antecipação.
#4 Como iniciar o planejamento financeiro da sua empresa
Quando se tem um fluxo de caixa atualizado frequentemente é possível planejar suas ações, como contratação de mais funcionários, serviços, compra de produtos e equipamentos, e também para decisões de extrema importância como contratação de capital de giro. Dicas:
- Lançamento de previsões para despesas fixas;
- Fazer análise mensal do fluxo, mas semanalmente atualizar e analisar como começará e encerrará sua semana.
- Quando todo processo estiver fluindo corretamente, e as informações sendo alimentadas corretamente, poderá usar o fluxo como ferramenta para planejamento para todos processos na empresa.
Tenha um fluxo de caixa controlado
O fluxo de caixa é uma estratégia simples, mas que exige um trabalho diário, pois o departamento financeiro não para nunca, movimentando entrada, saída, e com a prática você começa ter análise de saldo para ter planejamento da vida financeira da sua empresa.
A importância de usar o fluxo de caixa na sua empresa, além do que já foi mencionado, é o auxílio no controle dos processos, desde o mais simples, até o mais complexo, e o departamento financeiro exige um controle minucioso, para ter entradas mais rápidas, ganhar tempo e reduzir custos com os atrasos por descontrole de prazos, por isso ao praticar o fluxo de caixa, sua empresa só colherá benefícios.