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Benefícios e desafios da avaliação remota de conformidade

Entenda os benefícios e desafios da digitalização das avaliações de conformidade e sistemas de infraestrutura de qualidade

Dr. Nigel H Croft CQP FCQI, examina os benefícios e desafios da digitalização das avaliações de conformidade e dos sistemas de infraestrutura de qualidade.

Vinte anos atrás, as auditorias remotas e outras técnicas remotas de avaliação de conformidade eram frequentemente vistas com desconfiança. Medidas estavam em vigor – por exemplo, pela primeira edição do MD4 – Documento Obrigatório do IAF para auditorias de sistemas de gestão – destinadas a limitar a extensão de seu uso e evitar possíveis abusos.

Com a dramática evolução da tecnologia da informação e comunicação (TIC) nos últimos anos, no entanto, avaliações remotas de acreditação e auditorias remotas de sistemas de gestão já haviam ganhado força e respeito como meio de complementar as metodologias tradicionais, antes que sua utilização se tornasse um imperativo estratégico durante a pandemia de Covid-19.

“Avaliações/auditorias remotas desempenharão um papel significativo nos próximos anos, como parte de uma abordagem híbrida ou ‘combinada’ para avaliação de conformidade dentro da digitalização mais ampla da economia global.”

Dr. Nigel Croft CQP FCQI

Em outros contextos, técnicas de avaliação de conformidade remotas já estão sendo usadas há muitos anos. Exemplos incluem o uso de veículos operados remotamente para inspeções no setor de petróleo e gás subaquático, para amostragem e teste de amostras geológicas em planetas distantes e avaliações remotas da competência de pessoal. De fato, muitos estarão familiarizados com um exemplo mais recente com o uso de autoavaliações para Covid-19 monitoradas por vídeo remotamente antes de viagens internacionais.

As mesmas tendências também foram observadas quanto à digitalização de sistemas de infraestrutura de qualidade global, incluindo normas, metrologia, acreditação, avaliação de conformidade e fiscalização de mercado. Exemplos disso incluem a introdução de normas legíveis por máquinas, avaliações remotas, análise de grandes quantidades de dados e tecnologias de registros distribuídos (DLT; “blockchain”), para citar apenas quatro.

Avaliação de conformidade remota

A Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO) recentemente lançou duas publicações sobre esses tópicos que devem ser de interesse de todos os profissionais de qualidade.

A primeira, Remote Conformity Assessment in a Digital World, se concentra nas oportunidades, desafios e implicações da avaliação de conformidade remota para países em desenvolvimento, muitos dos quais são igualmente aplicáveis em economias mais desenvolvidas. Ela considera uma gama de diferentes cenários de avaliação de conformidade, incluindo sistema de gerenciamento, certificação de produto e pessoas, certificação para normas voluntárias de sustentabilidade, certificação orgânica, inspeção, teste, acreditação e avaliações de pares.

O uso de metodologias de avaliação remotas requer uma cuidadosa consideração de múltiplos fatores. Alguns podem ser controlados entre as organizações que estão diretamente envolvidas na avaliação, enquanto outros resultam do contexto externo em que a avaliação está sendo realizada.

Embora os benefícios associados às metodologias de avaliação remota possam facilmente convencer os potenciais usuários de seu valor, o caminho para sua implementação efetiva pode ser difícil se certos fatores-chave não estiverem presentes.

Alguns dos desafios mencionados na publicação da UNIDO que precisam ser superados incluem:

  • acesso à tecnologia apropriada, especialmente em alguns setores e economias;
  • falta de infraestrutura e largura de banda em algumas regiões e/ou partes da organização avaliada;
  • preocupações com segurança de dados;
  • lidar com situações que dependem de interação tátil ou sensorial;
  • garantindo uma amostragem adequada – não determinada pelo cliente;
  • diferenças de fuso horário; e
  • recrutamento e retenção de avaliadores com conhecimento tecnológico.

No entanto, é claro que toda a abordagem global para avaliação de conformidade mudou agora. As avaliações/auditorias remotas desempenharão um papel significativo nos próximos anos, como parte de uma abordagem híbrida ou “misturada” de avaliação de conformidade dentro da ampla digitalização da economia global.

Moldando um futuro sustentável

A publicação “Smart Quality Infrastructure – Shaping a Sustainable Future” da UNIDO cobre questões mais amplas. Ela destaca a relação íntima entre indústria, qualidade e iniciativas de infraestrutura de qualidade (QI) e como isso evoluiu ao longo do tempo. Ela apresenta tendências atuais e desafios relacionados à digitalização e também fornece indicações para o desenvolvimento futuro.

Um capítulo específico enfatiza a relação simbiótica entre “smart quality” e a Indústria 4.0 e elabora sobre os conceitos desenvolvidos como parte do projeto de pesquisa Quality 4.0 do CQI. Todos os processos, desde estratégicos até os mais cotidianos e operacionais, podem ser gerenciados usando o ciclo PDCA (Planejar, Fazer, Verificar, Agir) para conduzir uma melhoria contínua. As tecnologias digitais podem revolucionar todos esses processos. Por exemplo:

“Plan 4.0” pode fazer uso de mídias sociais, grandes quantidades de dados e análise preditiva para olhar para tendências globais, incluindo a identificação e priorização de riscos e oportunidades para a organização.

“Do 4.0” pode aproveitar a robótica, incluindo chatbots, para entrega de produtos e serviços, bem como inteligência artificial (IA) e aprendizado de máquina (ML) para tomar decisões em tempo real, com DLT fornecendo níveis sem precedentes de rastreabilidade.

“Check 4.0” inclui controle de processo em tempo real, uso de tecnologias de inspeção remota (drones e sensores controlados remotamente, câmeras ou veículos) para fornecer dados de locais de difícil acesso, streaming de vídeo, realidade virtual e aumentada para facilitar auditorias remotas, bem como mídias sociais e grandes quantidades de dados para analisar tendências em satisfação do cliente.

“Act 4.0” é muito facilitado pela velocidade dos processos de tomada de decisão baseados em dados, com base na prestação e análise de dados precisos e atualizados, e os laços de feedback frequentemente instantâneos obtidos por meio de equipamentos interconectados (por meio da Internet das coisas, por exemplo), juntamente com Inteligência Artificial e Machine Learning.

Este texto foi republicado/compartilhado com permissão da CQI e IRCA. Este artigo foi publicado originalmente em quality.org/knowledge.

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