Ricardo Tocha
Por Ricardo Tocha

Como a comunicação interna pode melhorar a produtividade das PMEs

A cultura interna de comunicação, dentre seus inúmeros benefícios, traz às empresas melhorias na produtividade. Ela gera a sensação de pertencimento que tem efeitos significativos sobre a satisfação dos funcionários e seu desempenho. As pequenas e médias empresas (PMEs) que possuem equipes mais enxutas são as que menos investem em estratégia de comunicação, talvez pela errônea sensação de que um grupo menor de pessoas não precise de meios mais elaborados. Não importa o tamanho da equipe, as pessoas precisam se identificar com os objetivos e os valores corporativos para que ‘vistam a camisa’.


Mas, atenção comunicação é mais do que apenas emitir informações, é preciso estabelecer diálogo, criar mecanismos de feedback, estabelecer uma via de mão dupla.

5 razões pelas quais a comunicação interna é fundamental para a produtividade

A seguir, veja 5 razões pelas quais um bom plano de comunicação interna pode contribuir para melhorar a produtividade das PMEs:

1 – A comunicação promove envolvimento emocional
Quando as lideranças não retêm a informação, os liderados conhecem a importância das suas atividades para o alcance das metas da empresa. Isso gera uma sensação de pertencimento, um senso de propósito. Pessoas que acreditam no que fazem, tendem a produzir mais e melhor.

2 – A comunicação gera colaboração
Quanto mais meios de comunicação as pessoas tiverem, mais elas podem contribuir com o trabalho de seus colegas. O senso de time é estimulado pela facilidade de trocar informações. Assim, pessoas de departamentos diferentes podem colaborar entre si utilizando o e-mail, a intranet etc., e isso melhora a produtividade.

3 – A comunicação motiva
Quando a empresa tem uma cultura de comunicação, os líderes são mais transparentes com suas equipes, não tendem a reter as informações. A hierarquia existe, mas ninguém se sente inferior pelo fato de não ter acesso aos acontecimentos. Os profissionais ficam mais motivados a produzir com qualidade.

4 – A comunicação melhora a reputação da empresa perante seus funcionários
Não tem nada que atrapalhe mais o desempenho de uma equipe do que os boatos de corredor. A sensação de insegurança gerada pela falta de conhecimento do que realmente está acontecendo, desmotiva, gera insatisfação e pode levar as pessoas a deixarem de trabalhar na empresa.

Com uma boa estratégia de comunicação interna, a empresa unifica o discurso e cria perante seus colaboradores uma reputação de empregadora. Colaboradores que têm orgulho de sua empresa, produzem mais e com mais qualidade.

5 – A comunicação atrai e retém talentos
Empresas que não se comunicam bem com seus colaboradores tendem a ter problemas com turn over. Nestas empresas, os líderes não repassam as informações, não dão feedback, não dão autonomia, não motivam… Enfim, o clima organizacional não é agradável e assim fica difícil reter bons talentos – que contribuem para a produtividade. E uma empresa que não retém os funcionários que já fazem parte de sua equipe também tende a ter dificuldades para contratar.

A cultura da comunicação interna é incentivada na sua empresa? Deixe seu comentário!

Ricardo Tocha

Ricardo Tocha

Ricardo Tocha tem 17 anos de experiência prática e atuou na Templum Consultoria criando conteúdo, desenvolvendo sites e outros apetrechos tecnológicos.
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