O assunto deste post é a Pomodoro Techinique. Não, caro leitor, você não mudou do blog ISO Fácil para um site de receitas de molhos de tomate. Trata-se de uma técnica de produtividade, criada pelo italiano Francesco Cirillo, em que a pessoa foca um (e apenas um) determinado assunto por 25 minutos, e depois descansa outros 5, para então voltar ao trabalho por mais 25 minutos e assim sucessivamente.
Claro que ao final de três ou quatro rodadas a pessoa estará cansada, então poderá relaxar por um tempo pouco maior. Mas o grande propósito dessa técnica é não permitir que a pessoa se disperse, algo muito fácil de acontecer no cotidiano das pessoas, principalmente quem trabalha com internet e tem várias janelas abertas no computador. Assim a produtividade melhora.
Para controlar melhor o tempo, deve-se utilizar um cronômetro com alarme, igual àquele que as cozinheiras usam.
No site da Pomodoro existe um software que o usuário pode baixar e que simula os cronômetros físicos. Só não pode esquecer de deixar as caixas de som ligadas. Também são necessários papel, lápis e borracha. É com eles devem ser escritas as tarefas, e a cada 25 minutos trabalhados em cada, é feito um “X”. Desta forma, tem-se a percepção da quantidade de tempo trabalhada em determinado assunto.
A técnica é muito interessante, principalmente se usada em ambientes em que a concentração é mais difícil.
A técnica foi discutida no vídeocast “Man in the Arena”. Vale a pena assistir!
MitA #004 – Man in the Arena, com Leo Kuba e Miguel Cavalcanti. from Miguel Cavalcanti on Vimeo.