dicas essenciais para a ISO 9001
Conrado
Por Conrado

Dicas Essenciais para a ISO 9001

Como você já deve ter visto em praticamente todos os conteúdos da Templum, a implementação de uma norma ISO exige uma transformação na empresa. É por isso que dessa vez você confere algumas dicas essenciais para a ISO 9001. Sendo dicas práticas, para implementação e para conscientização das suas equipes. 


Tempo de Leitura: 4 minutos

Como você já deve ter visto em praticamente todos os conteúdos da Templum, a implementação de uma norma ISO exige uma transformação na empresa. É por isso que dessa vez você confere algumas dicas essenciais para a ISO 9001. Sendo dicas práticas, para implementação e para conscientização das suas equipes. 

Dicas práticas

Assim como você viu um pouco mais sobre a ISO 9001 na prática, agora é hora de conferir 3 dicas essenciais que vão te ajudar nesse momento de transformação.

  1. Contrate uma consultoria

Ainda que seja possível fazer uma implementação de norma sozinho, isso pode gerar grandes dores de cabeça que são desnecessárias. Afinal, uma empresa qualificada para dar consultorias em normas ISO aprendeu a solucionar todas questões que geram dor de cabeça na interpretação da norma.

Ou seja, no caso da Templum, por exemplo, os consultores se dedicaram a interpretar, compreender e descomplicar as normas. Tudo isso para que nos processos de consultoria fosse possível transferir o conhecimento de uma forma acessível para quem está implementando uma norma. 

  1. Realize o Diagnóstico

O diagnóstico é uma etapa fundamental da ISO 9001. Isso porque é a partir dele que você compreenderá em que ponto você se encontra. Assim como te ajudará a definir qual o seu objetivo com a ISO 9001. E poder visualizar esses dois pontos (onde você está é o seu ponto de partida e o seu objetivo é o seu ponto de chegada) torna muito mais fácil a compreensão do processo de transformação da ISO 9001.

  1. Monte o seu planejamento de maneira real e realizável

Depois de realizar o diagnóstico e descobrir seus pontos de partida e chegada, monte o seu planejamento para percorrer esse caminho de acordo com a ISO 9001. Mas lembre-se de se planejar de um modo que seja possível de ser realizado. Por isso, mantenha seus pés no chão durante o planejamento. E saiba o quanto você e suas equipes podem realizar por dia e por tarefa. Assim, vocês conseguem fazer tudo da melhor maneira possível, sem atalhos e sem sobrecarga.

Dicas para a implementação

A implementação é um momento de dúvidas por conta da transformação plena. Mas não precisa ser um momento extremamente difícil. Confira algumas dicas:

  1. Consulte o seu consultor!

Isso pode parecer redundante. Mas é preciso lembrar que num processo de consultoria para a implementação de qualquer norma, o seu consultor estará pronto para sanar as suas dúvidas e te ajudar com o que for preciso. 

Por isso, converse com o seu consultor e siga as instruções que ele lhe passar. Afinal, ele pode fazer com que sua implementação da ISO se torne muito mais 

  1. Seja totalmente sincero com seu auditor

O momento da Auditoria Interna pode ser tenso para muitos. Mas não precisa ser assim. Isso porque essa Auditoria Interna é o momento que se tem para conferir e garantir que se está em conformidade com a norma.

Ou seja, esse é o momento de rever e aprender com os erros. Por isso, não é preciso temer o auditor interno. Porém, é preciso ser totalmente sincero para que seja possível averiguar com clareza o que é preciso “consertar” antes da auditoria de certificação.

  1. Não pegue atalhos

Assim como é preciso seguir o que o seu consultor fala, é preciso também não pegar atalhos para a sua certificação. Isso porque, os atalhos podem deixar de fora coisas muito importantes. Coisa que pode custar muito caro mais tarde. Inclusive, ao encurtar um caminho para a certificação, há sempre o perigo de não consegui-la.

Mas fique atento, porque isso é totalmente o contrário do que a Templum faz. Isso porque, a Templum propõe um processo que descomplica a implementação. Mas é totalmente diferente de um atalho. Isso porque, a descomplicação da Templum é propor que você compreenda desde as pequenas tarefas necessárias do dia a dia para a sua implementação até as mais complexas. Sendo que nada fica de fora e, por isso, não é um atalho.

dicas essenciais para a ISO 9001

Dicas para a conscientização

Quando a empresa toda tem consciência sobre a implementação da ISO 9001, da sua importância e o motivo pelo qual a empresa está fazendo a implementação, fica muito mais fácil de seguir com esse processo. Isso porque cada um dos colaboradores da empresa compreenderá qual o seu papel. E, consequentemente, verá a sua importância para o bom funcionamento do todo.

  1. Envolva os funcionários da empresa

Quando os funcionários são envolvidos em algum processo, passam a compreendê-lo melhor e a se ver como parte dele. Assim, isso faz com que haja a colaboração de todos os envolvidos no processo de transformação que a ISO 9001 para a sua empresa. Até porque, as ações estarão de acordo com as políticas da empresa e alinhadas com os funcionários.

Desse modo, a implementação da ISO 9001 se torna muito mais agradável. Por isso, não poupe esforços para explicar a importância da ISO 9001, discutir a importância da Qualidade e informar sobre as transformações.

  1. Promova treinamentos e incentive-os!

Seja antes ou depois de conseguir a sua certificação, é realmente importante que você desenvolva e incentive os treinamentos das suas equipes. Assim, fica muito mais fácil de se aplicar mudanças. Afinal, suas equipes já estarão cientes do que é necessário para o bom funcionamento da empresa. Além de estarem bem capacitadas para o que for preciso.

  1. Comunique-se de maneira acessível

É fundamental que você se comunique com as suas equipes de uma maneira que elas compreendam o que você tem para falar. Por isso, ao falar da ISO 9001, explique os seus objetivos e o que deve mudar de forma clara e concreta. Ou seja, fale de um jeito que quem está te ouvindo compreenda exatamente o que é preciso. Demonstre através de ações práticas e saia um pouco das situações abstratas. Transmita o conhecimento e os objetivos através do que o seu público já conhece.

 

Agora que você já tem algumas dicas essenciais da ISO 9001, que tal conhecer essa oportunidade da Templum para você? A experiência Freemium da Templum te possibilita começar agora a transformação na sua empresa através da consultoria Templum. Confira!

Conrado

Conrado Arduini em Templum Consultoria
Conrado