A ISO 14001 tem como um de seus requisitos o estabelecer, implementar e manter procedimentos para identificar potenciais situações de emergência e potenciais acidentes que possam ter impactos sobre o meio ambiente.
É da responsabilidade de cada organização desenvolver procedimentos de preparação e resposta a emergências que atendam as suas próprias necessidades específicas. Devendo ser considerado: a natureza dos perigos locais, por exemplo, líquidos inflamáveis, tanques de armazenamento, gases comprimidos e medidas a serem tomadas no caso de vazamento e lançamentos acidentais de produtos químicos.
Para atender a esse requisito é necessário que a empresa tenha um plano de resposta de emergência, devendo contemplar também o controle dos extintores.
Mas o que os extintores tem a ver com tudo isso? Eles servem para combater princípios de incêndio.
O incêndio além de causar danos materiais afetam o solo, o ar, as aguas, os mananciais, a fauna e a flora, atingindo amplamente o ecossistema.
Para combater eficazmente os extintores devem ter selo do INMETRO, estar dentro do prazo de validade, e estar de acordo com a classe de incêndio.
Controlar os extintores existentes na empresa, estar em dia com o corpo de bombeiros e ter funcionários treinados para os casos de emergencia são super importantes para a prevenção do meio ambiente e para um bom sistema de gestão ambiental!