No meu post anterior falei sobre o planejamento estratégico em escritórios contábeis. Hoje, trago um assunto que está totalmente ligado a este: a matriz SWOT , cujo modelo você pode fazer o download gratuitamente aqui.
- Pontos fortes e pontos fracos: características que são encontradas olhando para dentro do escritório de contabilidade.
- Oportunidades e ameaças: condições pertencentes ao mercado, do ponto de vista de fora do escritório.
Mas afinal, como a matriz SWOT se encaixa no contexto de contabilidade?
- Boa localização
- Muitos anos no mercado
- Equipe capacitada e em constante treinamento
- Diversidade de atuação
- Falha na comunicação com os clientes
- Falta de organização dos arquivos
- Falta de procedimentos padronizados
- Aumento no número de abertura de empresas
- Contabilidade online
- Parceria/terceirização de serviços
- Consultoria contábil (por que não aderir a esse novo modelo de negócio? afinal, o mercado já tem demanda e você já tem as informações que precisa dentro de casa)
- Concorrência ativa com prospecção dos meus clientes
- Escritórios concorrentes investindo em marketing
- Clientes optando por contabilidade interna
Planilha – Análise SWOT
Baixe nossa planilha preenchendo o formulário e entenda mais.
A utilização da matriz cruzada para o direcionamento estratégico
- Se houver mais pontos fracos do que fortes, e mais ameaças do que oportunidades – sua estratégia deve ser de sobrevivência, ou seja, desinvestimentos, redução de custos e outras ações necessárias para fazer sua empresa sobreviver. É um sinal de risco.
- Se houver mais pontos fortes do que fracos, e mais oportunidades do que ameaças, você adotará a estratégia de desenvolvimento, no sentido de aproveitar essas oportunidades e potencializar suas forças.
- Já se a matriz apontar mais pontos fracos e mais oportunidades, o cenário pede uma estratégia de crescimento, ou seja, direcionar toda a energia para alcançar novos negócios, crescer no mercado e agarrar as oportunidades.
- A última possibilidade tem mais pontos fortes e mais ameaças, e deve seguir para uma estratégia de manutenção, que significa tomar ações para que seus pontos fortes continuem se destacando.