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Como a comunicação interna pode melhorar a produtividade das PMEs

comunicação interna

Mas, atenção comunicação interna é mais do que apenas emitir informações, é preciso estabelecer diálogo, criar mecanismos de feedback, estabelecer uma via de mão dupla.

5 razões pelas quais a comunicação interna é fundamental para a produtividade

A seguir, veja 5 razões pelas quais um bom plano de comunicação interna pode contribuir para melhorar a produtividade das PMEs:

1 – A comunicação promove envolvimento emocional

Quando as lideranças não retêm a informação, os liderados conhecem a importância das suas atividades para o alcance das metas da empresa. Isso gera uma sensação de pertencimento, um senso de propósito. Pessoas que acreditam no que fazem, tendem a produzir mais e melhor.

2 – A comunicação gera colaboração

Quanto mais meios de comunicação as pessoas tiverem, mais elas podem contribuir com o trabalho de seus colegas. O senso de time é estimulado pela facilidade de trocar informações. Assim, pessoas de departamentos diferentes podem colaborar entre si utilizando o e-mail, a intranet etc., e isso melhora a produtividade.

3 – A comunicação motiva

Quando a empresa tem uma cultura de comunicação, os líderes são mais transparentes com suas equipes, não tendem a reter as informações. A hierarquia existe, mas ninguém se sente inferior pelo fato de não ter acesso aos acontecimentos. Os profissionais ficam mais motivados a produzir com qualidade.

4 – A comunicação interna melhora a reputação da empresa perante seus funcionários

Não tem nada que atrapalhe mais o desempenho de uma equipe do que os boatos de corredor. A sensação de insegurança gerada pela falta de conhecimento do que realmente está acontecendo, desmotiva, gera insatisfação e pode levar as pessoas a deixarem de trabalhar na empresa.

Com uma boa estratégia de comunicação interna, a empresa unifica o discurso e cria perante seus colaboradores uma reputação de empregadora. Colaboradores que têm orgulho de sua empresa, produzem mais e com mais qualidade.

5 – A comunicação atrai e retém talentos

Empresas que não se comunicam bem com seus colaboradores tendem a ter problemas com turn over. Nestas empresas, os líderes não repassam as informações, não dão feedback, não dão autonomia, não motivam… Enfim, o clima organizacional não é agradável e assim fica difícil reter bons talentos – que contribuem para a produtividade. E uma empresa que não retém os funcionários que já fazem parte de sua equipe também tende a ter dificuldades para contratar.

A cultura da comunicação interna é incentivada na sua empresa? Deixe seu comentário!

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