O mapeamento de processos é uma ferramenta fundamental para o bom funcionamento do Sistema de Gestão da Qualidade. Como você pôde perceber nas 6 coisas sobre a ISO 9001 na prática, a partir desse Sistema de Gestão da Qualidade, é preciso e possível mapear os processos que ocorrem na empresa. E, assim, com esse mapeamento fica muito mais fácil e claro compreender como, quando, onde e por que alguma ação corretiva ou preventiva é necessária para que não ocorram erros.
O que é o mapeamento de processos, segundo a ISO 9001?
“Uma das principais finalidades do Mapeamento dos Processos é criar um desenho sistêmico das atividades de uma organização, de modo a evidenciar quais áreas ou funções participam do processo e se estão ou não agregando valor à empresa como um todo.
Podemos dizer que é uma fotografia do processo, que mostra como e onde se aplica a participação de cada processo dentro de um todo.” Vamos entender o Mapeamento de Processos?
Assim, o mapeamento de processos, é, basicamente, uma ferramenta para analisar onde se encontram as dificuldades e os problemas dos processos de uma empresa. Sendo que esse mapeamento é uma peça fundamental para que a implementação do seu Sistema de Gestão da Qualidade.
Ou seja, é a identificação dos processos chaves que garantem o sucesso da organização, por meio das funções ou atividades que contribuem para os objetivos estratégicos da organização.
Isso porque, o mapeamento de processos dentro de uma empresa é uma ferramenta gerencial. Ele tem o objetivo, justamente, de identificar o que precisa ser melhorado dentro de uma empresa.
“E como a Abordagem de processos pode ajudar na gestão da empresa e por que isso é tão importante para a ISO 9001?
A ISO 9001 ao incluir este conceito como um dos seus princípios entende que uma empresa que conhece e gerencia todos os seus processos, consegue chegar a um resultado planejado com mais eficiência, isso porque nessa metodologia, toda a operação da empresa funciona como um sistema único e não como setores individuais que não se relacionam entre si.” Saiba mais sobre a Abordagem de Processos.
Como ele funciona?
Podendo ser usado através de fluxogramas que deixam muito mais claro como os processos da empresa funcionam. Pode ser utilizado em formato de planilhas e gráficos também. O importante é deixar sempre bem ilustrada a análise que foi feita e quais os resultados alcançados.
Não há grandes segredos em como realizar o monitoramento dos processos. Utilizando qualquer uma das ferramentas citadas acima, o importante é deixar claro o que foi analisado.
Aproveite e veja como fazer o mapeamento dos seus processos em 5 passos!
Veja, por exemplo o modo como a Templum propõe:
Como fazer o mapeamento de processos da ISO 9001 usando a Tartaruga turbinada da Templum?
A Templum tem uma planilha de Mapeamento de Processos que vai te ajudar muito nessa ação!
Com a sua planilha em mãos, siga os 18 passos descritos em como mapear processos da ISO 9001 usando a Tartaruga Turbinada da Templum. Lá você poderá conferir dicas que facilitarão ainda mais o reconhecimento e a análise de cada um dos processos a serem mapeados.
Planilha – Mapeamento de Processos Tartaruga Turbinada
Baixe nossa planilha Tartaruga Turbinada preenchendo o formulário e realize seu mapeamento com sucesso.
Vantagens do mapeamento de processos
Algumas das vantagens do mapeamento de processos para a empresa são:
- Possibilidade de analisar os processos e consertar o que é preciso.
- Capacidade de replicar o conhecimento que foi analisado e documentado para novos funcionários.
- Criar os indicadores de desempenho. Afinal, depois de analisar e compreender as ações dos processos, torna-se possível estabelecer as metas para tal.
- Compreender o todo da empresa. Depois de analisar e compreender cada um dos processos, é possível ver a totalidade desses processos que compõem a empresa.
Agora que você tem as informações necessárias para aprender mais sobre o Mapeamento de Processos, que tal conhecer o curso exclusivo da Universidade Templum sobre o assunto? Conheça mais sobre as possibilidades da Universidade Templum!