Guilherme Alonço
Por Guilherme Alonço

O que é Análise SWOT?

Análise SWOT, matriz SWOT, matriz FOFA, independente do nome, o importante é que se trata da principal ferramenta de apoio ao planejamento estratégico em uma organização. No texto de hoje iremos mergulhar neste tema e vermos como utilizar ela durante o seu processo de análise de negócio. 


Nós, da Templum Consultoria, somos fã da análise SWOT. Aplicamos ela internamente como incentivamos fortemente nossos clientes a desenvolverem a matriz para conhecer a fundo o seu cenário interno e externo.

Cada empresa tem um contexto diferente e conhecê-lo fará toda diferença para se alcançar o sucesso pretendido.

Download: Planilha Análise SWOT

Lembre-se, um planejamento estratégico é feito uma vez por ano ou uma vez a cada dois anos, não é algo que muda rotineiramente, logo se cercar das melhores ferramentas diminui o risco de falhar neste processo. Vamos em busca de entender, o que é, como, porque a SWOT é tão importante.

O que é análise SWOT?

A análise SWOT é uma ferramente estratégica feita para analisar fatores internos e externos inerentes a uma organização. Trata-se de um anagrama, onde cada letra tem um significado:

  • S – Strengths (Pontos Fortes);
  • W – Weaknesses (Pontos Fracos);
  • O – Opportunities (Oportunidades);
  • T – Threats (Ameaças).

É muito comum as pessoas se confundirem no momento da sua elaboração, confundindo pontos fortes com oportunidade ou pontos fracos com ameaças. Por isso, vamos esclarecer estes conceitos para utilizarmos a ferramenta da melhor forma possível.

Análise Interna

Representados pelas letras “S” e “W”, esta parte da análise indica o levantamento dos pontos fortes e fracos internos de sua organização.

Se fosse para utilizar outro termo para esta fase a chamaria de “Etapa do Autoconhecimento”. Neste momento, levantamos o que a empresa tem de melhor (pontos fortes) e o que ainda precisa ser melhorado (pontos fracos).

Neste ponto, o ideal é olhar diretamente para os processos da empresa. Identifique o que tem de melhor, as vezes seu processo produtivo é ágil e tem ótimos controles de qualidade, porém seu time de vendas não é capacitado e não cumpre as metas.

Imediatamente, o gestor inteligente irá se dotar de um plano de ação para aprimorar o ponto fraco e maximizar o ponto forte. Afinal, produto bom com vendedor mal treinado não é uma boa combinação.

Análise Externa 

Identificado através das letras “O” e “T”, esta etapa avalia quais são as oportunidades e ameaças encontradas no ambiente externo.

Novas oportunidades surgem todos os dias. Novos mercados, novas tecnologias, são apenas alguns dos exemplos que podem surgir.

Mas, lembre-se: por mais que algumas oportunidades pareçam ótimas, uma análise detalhista pode auxiliar os gestores a escolherem as melhores opções. As vezes, o que parece uma oportunidade, pode ser mais uma perda de tempo. Conheça seu mercado e seu público, isto ajudará na hora de focar no que é importante.

Identificar ameças teoricamente é mais fácil, pois elas são gritantes e vem de contra ao negócio principal de uma organização. Porém, existem também aquelas ameaças mais difíceis de prever, como, por exemplo, a alteração de alguma legislação ou um imposto que afeta consideravelmente o seu bolso e do cliente.

Existem ameaças macros (exemplo: crise econômica nacional) e micros (exemplo: ações e atitudes de seus concorrentes). Todas devem ser monitoradas, ainda que afetem indiretamente sua organização.

Como integrar a análise SWOT no meu planejamento estratégico?

Alguns atribuem a análise SWOT como uma etapa do planejamento estratégico. Sua praticidade em fornecer uma representação visual, facilita e muito o processo de análise para qualquer pessoa.

Planejamento estratégico é o principal norte para tomada de decisão. Por isso, integrar a matriz SWOT ao seu planejamento estratégico pode aumentar as chances de decisão corretas, pois a ferramenta faz com que os gestores se norteiem de dados e informações importantes.

Vamos praticar!

Talvez você nunca tenha utilizado esta ferramenta ou já usou e por algum motivo parou. Ferramentas como estas já estão validadas e testadas por milhares de empresários no mundo todo.

Para te motivar a usar esta metodologia, veja a frase do general Sun Tzu no livro “A arte da guerra”:

planejamento-estrategico-analise-swot

Não sei se o general Sun Tzu utilizava a análise SWOT rsrsrs… mas, com certeza, ele entendia a importância de entender os pontos forte e fracos de seu exército, para assim aproveitar as melhores oportunidades e minimizar os riscos das ameaças.

Como utilizar?

Nossa especialista, Daniela Albuquerque, escreveu um post muito legal ensinando a elaborar uma matriz SWOT.

Além disso, estamos disponibilizando para download uma versão de uma Planilha para elaborar uma análise SWOT.

Treinamento - Planejamento Estratégico

Confira dicas práticas para elaboração do planejamento estratégico em seu negócio. Basta preencher corretamente o formulário abaixo!


Treinamento

 

Guilherme Alonço

Guilherme Alonço

Um bom conteúdo pode transformar uma empresa! Conteudista da Templum Consultoria e apaixonado por assuntos e notícias que englobam o mundo dos negócios, ajudo empresas a alcançarem seu potencial máximo e enxergarem as melhores oportunidades.
Guilherme Alonço

Últimos posts por Guilherme Alonço (exibir todos)