Orçamento planeja e controla operações em todas e quaisquer empresas. É uma expressão que remete a números e nos permite mensurar planos e a administração de valores, enfim, define meta e demonstra claramente uma ou várias situações.
Além do descrito acima, podemos entender que sua principal função é coordenar e avaliar resultados e a funcionalidade dos processos para se necessário implantar correções.
Mantém ativo na organização a estratégia, plano, coordenação, comunicação e apoio.
Tipos:
– Periódico e contínuo – Períodos pré-determinados, porém abertos a alterações durante o seu ciclo.
– Participativo – Elaborado por todos os gestores.
– Flexível – Com estimativa do custo para análise mais completa.
– Kaizen – Busca melhoria contínua e humaniza o ambiente de trabalho através de método científico visando eliminação de desperdício (relação humanizada com aumento de produção).
Os orçamentos dividem-se em: orçamento de vendas, orçamento de produção, orçamento de custos da produção, orçamento de custos administrativos e com vendas.
O orçamento requer uma discussão dos objetivos, o que gera um aumento da integração e do comprometimento por parte dos colaboradores.
Um dos pontos mais importantes do orçamento empresarial é a previsão de vendas, que deve ser iniciada pela análise dos aspectos internos e externos da organização. Internamente deve ser cuidadosamente levantado se a empresa te uma capacidade produtiva que atenda às suas metas de vendas (atendimento da demanda).
O controle total será a peça fundamental para a retro alimentação do sistema, possibilitando ao administrador financeiro tomar decisões alinhadas ao planejamento estratégico, sendo fundamental para o sucesso destas decisões, o entendimento e o comprometimento de todos os colaboradores.
O primeiro passo então é buscar um consultor em métodos de gestão empresarial para dar andamento na reestruturação e idealizar este passo em sua organização.
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