Confira aqui o passo a passo para adquirir o certificado do PBQP-H
Para obtenção do PBQP-H, a empresas deve implementar os requisitos exigidos pela norma do SiAC,. Primeiramente é aconselhável um planejamento para uma boa implementação a fim de garantir o cumprimento das exigências com eficácia.
O processo para certificar-se no programa é simples, porém exige tempo e dedicação!
Veja abaixo o passo a passo necessário para que a sua empresa consiga o certificado no programa do PBQP-H.
1. Implementação do SiAC:
Na primeira etapa será necessário implementar os requisitos exigidos pelo SiAC e para ter sucesso nessa parte do processo a empresa precisa buscar:
Conhecer a norma SiAC
Assim, dentro do programa de qualidade está a norma do SiAC (Sistema de Avaliação da Conformidade de Empresas de Serviços e Obras) e esse é o principal ponto para obtenção do certificado. O SiAC tem o objetivo de avaliar a conformidade da qualidade das empresas de construção civil. Ele analisa suas características de atuação, com base na norma ISO 9001.
Os princípios do SiAC são:
- Contar com abrangência nacional e flexibilidade;
- Ter caráter evolutivo e pró-ativo;
- Manter sigilo e transparência;
- Trabalhar com independência;
- Buscar harmonia com o INMETRO.
Adequar sua empresa às exigências da norma:
Sua empresa deverá avaliar todas as exigências da norma e iniciar o processo para implementá-las. Essa implementação acontece conforme etapas abaixo:
#1. Gestão estratégica e abordagem de processos:
Nesse primeiro momento entenderemos as particularidades, a estratégia da sua empresa e a estrutura de operação da sua empresa.
#2. Documentos gerais:
Nessa etapa faremos a definição de como será a estrutura da informação da sua empresa, ou seja, utilizaremos um software, uma pasta nas nuvens, um pen drive… e também definiremos como todos os funcionários terão acesso às informações relevantes do sistema de gestão. É uma etapa muito importante para o sucesso do projeto.
#3. Concepção dos empreendimentos:
Bom, agora que já entendemos a empresa, precisamos conhecer e entender os empreendimentos em andamento e em qual fase eles se encontram. Também identificamos nessa etapa qual é o status desses projetos em relação à NBR 15575.
#4. Planejamento de Obra:
Nessa etapa definiremos o método para o planejamento das obras e a adequação das obras em andamento conforme requisitos legais, adequação de canteiro de obras e armazenamento correto dos materiais.
#5. Execução de Obra:
Com o planejamento da obra definido, vamos iniciar a obra, implementando os procedimentos de execução dos serviços controlados e verificando os serviços através das fichas de verificação, denominadas como FVS.
#6. Compras:
Com a área de armazenamento de materiais já apta para receber os materiais, definimos critérios claros para compra de materiais, contratação de serviço e homologação dos fornecedores que atuam com a sua empresa.
#7. Gestão de Treinamentos:
Com todos os métodos já definidos, chegou o momento de treinar toda a equipe para a execução correta de todos os procedimentos que foram definidos.
#8. Gestão administrativa:
Então, agora que os empreendimentos já estão adequados, precisamos dar atenção para os processos internos, como comercial, liberação de obras, assistência técnica pós-obra.
Ficou interessado? Veja aqui detalhadamente os requisitos da norma.
Planilha PQO – Plano de Qualidade da Obra
Baixe nossa planilha preenchendo o formulário e entenda mais.
Auditoria Interna PBQP-H
Assim, ao final da implementação, acontece uma pré-auditoria para certificação do PBQP-H. Essa auditoria auxilia na identificação de pontos falhos e que ainda necessitam de atenção antes da auditoria definitiva, capaz de aprovar ou não a construtora.
Nela são analisadas se as exigências das normas SiAC estão sendo atendidas e se sua empresa está pronta para ir para a fase final.
Desse modo, esta avaliação dá à construtora a chance de corrigir os erros do processo e garantir uma boa auditoria de certificação.
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Auditoria de Certificação PBQP-H
Portanto, o último passo é a contratação de um órgão certificador, que irá realizar a auditoria oficial e, caso aprove a organização, emitir o certificado. Lembrando que o nível de adesão não é certificado.
Assim, os principais erros identificados nessa etapa são:
- Falta de rastreabilidade de todos os materiais cuja qualidade não possa ser assegurada por meio de medição e monitoramento realizados antes da sua aplicação. Por exemplo: o concreto deve ter um mapa de concretagem e controle tecnológico;
- Procedimentos de execução de serviços que não declaram exatamente o que está sendo executado;
- Falta de verificação dos dispositivos de medição;
- Armazenamento inadequado dos materiais controlados;
- Falta de treinamentos relacionados à execução do serviço;
- Descrição de cargos que não condizem com a realidade da empresa;
- Falta da comprovação das competências como escolaridade, treinamentos, experiência, entre outros;
- Falhas no manual da qualidade onde não são informados: o nível pretendido para a certificação, referência à norma auditada e sua revisão e que, muitas vezes possuem informações que contradizem os procedimentos existentes, entre outros.
E aí você se questionará, como fazer para que a minha empresa não tenha esses erros citados acima e possa se preparar melhor para a certificação? Temos todas as respostas!
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